Notícias

  • Receitas saudáveis e económicas no cabaz de alimentos destinado às pessoas mais carenciadas

    As medidas de acompanhamento são também uma das fortes apostas do novo modelo de ajuda alimentar a pessoas mais carenciadas em Portugal. Em conjunto com o cabaz de alimentos serão distribuídas receitas saudáveis e económicas que o PNPAS desenvolveu em colaboração com o Chef Fábio Bernardino. Saiba mais.

  • Portugal tem provavelmente o cabaz de alimentos destinado às pessoas carenciadas mais saudável da UE

    Os número apresentados no I Encontro do FEAC, mostram que este programa já chegou a cerca de 80 mil pessoas e que já distribuiu mais de 13.500 toneladas de alimentos. Mas mais do que falar em quantidade, o que importa realçar é que este programa representa uma mudança de paradigma na qualidade nutricional dos modelos de ajuda alimentar em Portugal. Saiba mais aqui.

  • A importância de mudar o modelo alimentar mais do que deixar de comer carne

    Antes de diabolizarmos exclusivamente a carne, é necessário um pensamento mais amplo sobre os nossos comportamentos alimentares e sobre a nossa forma de consumir. Para protegermos este nosso planeta precisamos muito mais do que reduzir o consumo de carne. Um artigo e entrevista a ler aqui.

  • Mais fruta e hortícolas em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso

    No âmbito da Estratégia para a Promoção da Alimentação Saudável de Santo Tirso foi desenvolvido um e-book que conta que com o apoio do PNPAS e pretende apresentar um conjunto de sugestões para promover o consumo de fruta e hortícolas. Saiba mais.  

  • Preparar o novo ano com água nas praias

    A Assembleia da República aprovou a Lei n.º 50/2018, a qual transferiu para os municípios a competência da gestão das praias. O presente decreto-lei sublinha que as “praias são espaços que devem contribuir para a criação de ambientes promotores da saúde e do bem-estar das populações, devendo promover-se, designadamente, a existência de equipamentos de disponibilidade gratuita de água da rede pública. Um grande passo na nossa saúde e na saúde do planeta. Saiba mais.

  • Seminário Medita – Alimentação no Meio Escolar

    O Projeto MEDITA – “Dieta Mediterrânica Promove Saúde” promoveu um seminário destinado a todos os interessados na alimentação em meio escolar, que teve lugar no próximo dia 18 de janeiro de 2019, em Olhão. Saiba mais.

  • O sal e as ervas aromáticas na alimentação mediterrânica

    Na dieta mediterrânica, a abundância de hortícolas, fruta, leguminosas (grão, lentilhas…) e a actividade física intensa são consideradas, desde sempre, uma protecção contra o sal. O PNPAS continua a sua colaboração com a Revista “Sabe Bem”, uma das publicações mais lidas em Portugal. Nesta edição, apresentamos o tema “O sal e as ervas aromáticas na alimentação mediterrânica”. Saiba mais.

  • Apresentação Nacional do Projeto “O Prato Certo” – “Alimentação saudável, apetitosa e económica”

    Decorreu, hoje, no Mercado de Arroios, a apresentação nacional da campanha “O Prato Certo” organizada pela Associação In Loco com o apoio da Direção-Geral da Saúde. Saiba mais aqui.