Notícias

  • O PNPAS e a Obesidade como doença: Introdução ao tema

    O PNPAS construiu um conjunto de textos sobre a obesidade em que se agrupa informação atualizada e de qualidade sobre este grave problema de saúde. Informação que esperamos ser útil para muitos profissionais de saúde e também cidadãos interessados no tema.

  • Dia Mundial da Hipertensão 2018

    Comemora-se hoje, dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão. A hipertensão arterial afeta cerca de 36% da população adulta e está associada a diversas doenças e situações clínicas, como o AVC, que é, em Portugal, uma das principais causas de morte e de incapacidade. Saiba mais aqui.

  • Alimentação em Campo

    O PNPAS esteve presente no passado dia 14 de maio na sede do Núcleo Lisboa Ocidental, onde realizou uma formação direcionada a dirigentes de escuteiros.

  • OMS apela à eliminação das gorduras trans

    A Organização Mundial de Saúde lançou ontem um importante documento e uma campanha apelando à eliminação das gorduras trans na nossa alimentação que pode ler aqui. Saiba mais.

  • As empresas do setor agro-industrial vão implementar em Portugal o semáforo nutricional

    As empresas do setor agro-industrial como a Néstle, Mondelez (Cadbury, Oreo…), PepsiCo, Coca-Cola e a Unilever vão implementar em Portugal um esquema de semáforos nutricionais com as cores, vermelho, amarelo e verde, que em vez de se centraram nas quantidades de nutrientes (nomeadamente sal e açúcar) por 100g irão colocar esta informação colorida por porção. Saiba mais.

  • A Dieta Mediterrânica também gosta de viajar

    Existem outros locais no mundo onde se come muito bem e se vive até muito tarde e com saúde. O que têm em comum com a região do Mediterrâneo e com o nosso padrão alimentar? É o que apresentamos em mais um texto na Revista “Sabe Bem”, aqui disponível em versão digital para os leitores do Nutrimento.

  • Dieta Mediterrânica e Saúde

    O PNPAS no Algarve continua muito ativo. Aqui numa ação de promoção da Dieta Mediterrânica através da sua responsável a Prof. Teresa Sofia Sancho em S. Brás de Alportel. Saiba mais.

  • Alimentação para peregrinos

    Até domingo, dia 13 de maio, são esperados muitos milhares de peregrinos a caminho do Santuário de Fátima. Para se percorrer, em segurança e com saúde, muitas centenas de quilómetros a pé são necessários alguns cuidados com o corpo e a alimentação. Saiba quais os cuidados alimentares antes e após os percursos aqui.