Tópico:

Notícias
  • 23 fevereiro, 2021

    O PNPAS esteve presente na primeira reunião do GT dos Géneros Alimentícios da PPUE.    

    Ler mais
  • 18 fevereiro, 2021

    Considerando a importância da otimização do estado nutricional dos grupos de risco para a COVID-19 e a terapêutica nutricional do doente com COVID-19, a Direção-Geral da Saúde, com a coordenação do PNPAS, publicou a 6 de abril de 2020, pouco mais do que 15 dias depois de a COVID-19 ter sido declarada pandemia pela OMS, a Orientação n.º 021/2020 relativa à terapia nutricional do doente com COVID-19. A atualização desta orientação coordenada pelo PNPAS, que hoje se publica, fez-se necessária tendo em conta a evidência científica mais recente, a experiência clínica do terreno e a cada vez maior importância que é reconhecida à intervenção alimentar e nutricional no curso da doença COVID-19. Saiba mais aqui.

    Ler mais
  • 5 fevereiro, 2021

    No dia 4 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro com o lema “eu sou e eu vou” - “juntos, todas as nossas ações importam” que pretende incentivar a importância da prevenção. A alimentação saudável pode prevenir o cancro. Cerca de 30% dos cancros podem ser prevenidos através de uma alimentação saudável. 

    Ler mais
  • 14 janeiro, 2021

    Foi hoje publicado o artigo “The national food and nutrition strategy for the Portuguese COVID-19 response” no European Journal of Clinical Nutrition, onde se descreve de forma breve a estratégia alimentar e nutricional portuguesa desenvolvida pelo Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

    Ler mais
  • 4 janeiro, 2021

    Publicamos hoje o modelo de “Aconselhamento breve para a alimentação saudável”. A sua implementação nos cuidados de saúde primários pretende tornar universal a promoção da alimentação saudável, melhorar a qualidade da intervenção dos diferentes profissionais e uniformizar procedimentos. Saiba mais aqui.

    Ler mais
  • 30 dezembro, 2020

    2020 foi um ano atípico, difícil e desafiante para todos nós. A marca da pandemia fica também bem evidente naquele que foi o trabalho do PNPAS ao longo deste ano. Saiba mais aqui.

    Ler mais