Estou a ler:

A nossa alimentação e as florestas tropicais

Notícias

A nossa alimentação e as florestas tropicais

Segundo o relatório divulgado pela Fern, organização não governamental (ONG) de proteção das florestas, uma área florestal equivalente a 1 campo de futebol foi desflorestada a cada 2 minutos com o objetivo de abastecer a União Europeia. Saiba mais.

soy

Segundo o relatório divulgado pela Fern, organização não governamental (ONG) de proteção das florestas com sede em Bruxelas, entre 2000-2012, uma área florestal equivalente a 1 campo de futebol foi desflorestada a cada 2 minutos com o objetivo de abastecer  a União Europeia.

Os principais alimentos importados pela União Europeia foram Óleo de Palma, Soja, Carne e Pele, no valor de de 6 biliões de euros, sendo 60% de origem Brasileira (Soja, Carne e Pele) e 25% da Indonésia (Óleo de Palma). Segundo o Relatório, o óleo de palma, a soja e a carne são os 3 produtos que conduzem a uma maior desflorestação. A União Europeia importa todo o óleo de palma e 98% da soja que consome. O óleo de palma por sua vez pode ser utilizado tanto na produção alimentar, como em produtos de limpeza, cosmética e produção de biodiesel.

Segundo o Relatório, na UE, os 5 países membros que mais importam este tipo de produtos  são o Reino Unido (carne), França (Soja), Itália (Pele) e Holanda e Alemanha (Óleo de Palma). Para além do grande impacto ambiental da desflorestação, maioritariamente ilegal, a mesma pode fazer aumentar a corrupção e violência sobre aqueles que se opuseram e a tentaram deter.

A UE está empenhada em tomar medidas para reduzir a desflorestação global. Em 2008, a UE comprometeu-se a ajudar a reduzir em cerca  de  50% a perda da floresta tropical até 2020 e a travar completamente a desflorestação até 2030. Contudo, para  que a UE seja bem sucedida, e segundo o Relatório, será necessário  limitar o consumo e a importação dos principais produtos responsáveis pela desflorestação ilegal. 

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: A nossa alimentação e as florestas tropicais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais