Estou a ler:

Dia Mundial da Obesidade 2020

Notícias

Dia Mundial da Obesidade 2020

O Dia Mundial da Obesidade, até à data comemorado no dia 11 de outubro, passa a partir deste ano a ser celebrado no dia 4 de março. O tema escolhido pela World Obesity Federation para celebrar este dia em 2020 foi “The Roots of Obesity Run Deep – Together we can create a healthier future”, através do qual se destaca a importância de implementar abordagens integradas para a prevenção e tratamento da obesidade, apelando a uma responsabilidade coletiva para fazer face a este problema.

dia mundial da obesidade.001

O Dia Mundial da Obesidade, até à data comemorado no dia 11 de outubro, passa a partir deste ano a ser celebrado no dia 4 de março.

O tema escolhido pela World Obesity Federation para celebrar este dia em 2020 foi “The Roots of Obesity Run Deep – Together we can create a healthier future”, através do qual se destaca a importância de implementar abordagens integradas para a prevenção e tratamento da obesidade, apelando a uma responsabilidade coletiva para fazer face a este problema.

A abordagem necessária para combater a obesidade implica uma aposta forte na prevenção, através da implementação de políticas de saúde pública, implica uma identificação e intervenção precoce, de modo a melhorar a probabilidade do sucesso do seu tratamento, e implica ainda modelos de prestação de cuidados capazes de dar resposta ao tratamento de pessoas com esta doença.

Neste dia, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) destaca alguns números que mostram a capacidade do Serviço Nacional de Saúde em avaliar antropometricamente as crianças portuguesas. Medir será o primeiro passo para uma identificação precoce de crianças com pré-obesidade e obesidade e para uma intervenção com mais qualidade. Em 2019, os Cuidados de Saúde Primários avaliaram o peso e a altura de 64 822 crianças com 2 anos, 63 849 crianças com idades entre os 5 e os 7 anos e 57 832 crianças com idades entre os 11 e os 14 anos.

Dia Mundial da Obesidade 2020 1

A obesidade, enquanto doença crónica e fator de risco para outras doenças crónicas, afeta mais de 20% da população adulta portuguesa, sendo que o excesso de peso (obesidade + pré-obesidade) atinge mais de metade da nossa população. A obesidade é provavelmente um dos principais problemas de saúde pública à escala mundial.

A elevada prevalência da obesidade apresenta também um impacto económico e social significativo, na medida em que o custo associado ao seu tratamento tem um elevado peso nas despesas em saúde e por outro lado, estas doenças são também responsáveis por perdas importantes ao nível da produtividade. De acordo com o relatório “The Heavy Burden of Obesity – The Economics of Prevention” da OCDE, em Portugal, 10% da despesa total da saúde é utilizada para o tratamento de doenças relacionadas com o excesso de peso, uma percentagem superior à média dos países da OCDE (8,4%), valor que representa 3% do Produto Interno Bruto. De acordo com o mesmo relatório, estima-se que, entre 2020 e 2050, o excesso de peso e as doenças associadas possam vir a contribuir para uma diminuição da esperança média de vida em cerca de 2,2 anos. Este relatório destaca ainda a necessidade de uma aposta forte na área da prevenção da obesidade, realçando que é “urgente aumentar os investimentos em políticas que promovam estilos de vida saudáveis”.

Neste contexto, neste dia, não podemos deixar de assinalar a importância da promoção da alimentação saudável enquanto uma estratégia com extrema relevância para a prevenção desta doença. Apesar da obesidade ser uma doença fatorial, a alimentação inadequada surge com um dos seus inquestionáveis e principais determinantes.

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Dia Mundial da Obesidade 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 23 maio, 2022

    Abertura Concurso Público para o Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal

    Encontra-se aberto um Concurso Público para a aquisição de serviços para a realização do “Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal (2017/2018 a 2022/2023)” para a Direção-Geral da Saúde, de acordo com as especificidades exigidas no artigo 13º da Portaria nº 113/2018, e dos artigos 8º do Regulamento (UE) 2017/39, da Comissão, de 3 de […]

    Ler mais
  • 3 maio, 2022

    OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

    A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

    Ler mais
  • 19 abril, 2022

    EFSA’s scientific advice related to nutrient profiling

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre perfis nutricionais que pretende apoiar a tomada de decisão da Comissão Europeia sobre o modelo simplificado de rotulagem nutricional a adotar na União Europeia e sobre as condições para restringir a presença de alegações nutricionais e de saúde nos alimentos.

    Ler mais