Estou a ler:

Dia Mundial da Obesidade 2020

Notícias

Dia Mundial da Obesidade 2020

O Dia Mundial da Obesidade, até à data comemorado no dia 11 de outubro, passa a partir deste ano a ser celebrado no dia 4 de março. O tema escolhido pela World Obesity Federation para celebrar este dia em 2020 foi “The Roots of Obesity Run Deep – Together we can create a healthier future”, através do qual se destaca a importância de implementar abordagens integradas para a prevenção e tratamento da obesidade, apelando a uma responsabilidade coletiva para fazer face a este problema.

dia mundial da obesidade.001

O Dia Mundial da Obesidade, até à data comemorado no dia 11 de outubro, passa a partir deste ano a ser celebrado no dia 4 de março.

O tema escolhido pela World Obesity Federation para celebrar este dia em 2020 foi “The Roots of Obesity Run Deep – Together we can create a healthier future”, através do qual se destaca a importância de implementar abordagens integradas para a prevenção e tratamento da obesidade, apelando a uma responsabilidade coletiva para fazer face a este problema.

A abordagem necessária para combater a obesidade implica uma aposta forte na prevenção, através da implementação de políticas de saúde pública, implica uma identificação e intervenção precoce, de modo a melhorar a probabilidade do sucesso do seu tratamento, e implica ainda modelos de prestação de cuidados capazes de dar resposta ao tratamento de pessoas com esta doença.

Neste dia, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) destaca alguns números que mostram a capacidade do Serviço Nacional de Saúde em avaliar antropometricamente as crianças portuguesas. Medir será o primeiro passo para uma identificação precoce de crianças com pré-obesidade e obesidade e para uma intervenção com mais qualidade. Em 2019, os Cuidados de Saúde Primários avaliaram o peso e a altura de 64 822 crianças com 2 anos, 63 849 crianças com idades entre os 5 e os 7 anos e 57 832 crianças com idades entre os 11 e os 14 anos.

Dia Mundial da Obesidade 2020 1

A obesidade, enquanto doença crónica e fator de risco para outras doenças crónicas, afeta mais de 20% da população adulta portuguesa, sendo que o excesso de peso (obesidade + pré-obesidade) atinge mais de metade da nossa população. A obesidade é provavelmente um dos principais problemas de saúde pública à escala mundial.

A elevada prevalência da obesidade apresenta também um impacto económico e social significativo, na medida em que o custo associado ao seu tratamento tem um elevado peso nas despesas em saúde e por outro lado, estas doenças são também responsáveis por perdas importantes ao nível da produtividade. De acordo com o relatório “The Heavy Burden of Obesity – The Economics of Prevention” da OCDE, em Portugal, 10% da despesa total da saúde é utilizada para o tratamento de doenças relacionadas com o excesso de peso, uma percentagem superior à média dos países da OCDE (8,4%), valor que representa 3% do Produto Interno Bruto. De acordo com o mesmo relatório, estima-se que, entre 2020 e 2050, o excesso de peso e as doenças associadas possam vir a contribuir para uma diminuição da esperança média de vida em cerca de 2,2 anos. Este relatório destaca ainda a necessidade de uma aposta forte na área da prevenção da obesidade, realçando que é “urgente aumentar os investimentos em políticas que promovam estilos de vida saudáveis”.

Neste contexto, neste dia, não podemos deixar de assinalar a importância da promoção da alimentação saudável enquanto uma estratégia com extrema relevância para a prevenção desta doença. Apesar da obesidade ser uma doença fatorial, a alimentação inadequada surge com um dos seus inquestionáveis e principais determinantes.