Estou a ler:

Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

Notícias

Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

Encontra-se, desde hoje, em consulta pública a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), que inclui objetivos e estratégias relacionadas com a área da alimentação e da nutrição, que foram construídos em estreita colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro contempla […]

Encontra-se, desde hoje, em consulta pública a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), que inclui objetivos e estratégias relacionadas com a área da alimentação e da nutrição, que foram construídos em estreita colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS).

A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro contempla a promoção da alimentação saudável como uma das áreas centrais do Pilar da Prevenção e contempla ainda a necessidade de aumentar a integração dos cuidados nutricionais nos cuidados de saúde aos doentes oncológicos.

As doenças oncológicas representam, em Portugal, a segunda causa de mortalidade e a principal causa de anos de vida potencialmente perdidos, ajustados para a morbilidade.

A alimentação inadequada, o excesso de peso e a obesidade (67,6% da população portuguesa vive com excesso de peso e 28,7% com obesidade) aumentam o risco das neoplasias mais prevalentes. Cerca de 30% das neoplasias podiam ser prevenidos através de uma alimentação saudável.

Por outro lado, a gestão otimizada da doença oncológica requer a integração de cuidados nutricionais, já que os doentes oncológicos têm um risco acrescido de deterioração do estado nutricional. A perda de peso é um sintoma de apresentação frequente, em cerca de 50% dos doentes e este número pode chegar até aos 80% durante o curso da doença. Já em relação ao risco nutricional, Amaral et al. reportou, num estudo desenvolvido num Instituto de Oncologia Português em 2008, uma proporção de doentes identificados como em risco, de 28,5%.

A proposta de Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), com o horizonte temporal 2021-2030, foi elaborada pelo Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção-Geral da Saúde, em estreito alinhamento com o Plano Europeu de Luta Contra o Cancro.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais