Estou a ler:

Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

Notícias

Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

Encontra-se, desde hoje, em consulta pública a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), que inclui objetivos e estratégias relacionadas com a área da alimentação e da nutrição, que foram construídos em estreita colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro contempla […]

Encontra-se, desde hoje, em consulta pública a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), que inclui objetivos e estratégias relacionadas com a área da alimentação e da nutrição, que foram construídos em estreita colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS).

A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro contempla a promoção da alimentação saudável como uma das áreas centrais do Pilar da Prevenção e contempla ainda a necessidade de aumentar a integração dos cuidados nutricionais nos cuidados de saúde aos doentes oncológicos.

As doenças oncológicas representam, em Portugal, a segunda causa de mortalidade e a principal causa de anos de vida potencialmente perdidos, ajustados para a morbilidade.

A alimentação inadequada, o excesso de peso e a obesidade (67,6% da população portuguesa vive com excesso de peso e 28,7% com obesidade) aumentam o risco das neoplasias mais prevalentes. Cerca de 30% das neoplasias podiam ser prevenidos através de uma alimentação saudável.

Por outro lado, a gestão otimizada da doença oncológica requer a integração de cuidados nutricionais, já que os doentes oncológicos têm um risco acrescido de deterioração do estado nutricional. A perda de peso é um sintoma de apresentação frequente, em cerca de 50% dos doentes e este número pode chegar até aos 80% durante o curso da doença. Já em relação ao risco nutricional, Amaral et al. reportou, num estudo desenvolvido num Instituto de Oncologia Português em 2008, uma proporção de doentes identificados como em risco, de 28,5%.

A proposta de Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), com o horizonte temporal 2021-2030, foi elaborada pelo Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção-Geral da Saúde, em estreito alinhamento com o Plano Europeu de Luta Contra o Cancro.