Estou a ler:

Iniciativa #água pública

Notícias

Iniciativa #água pública

A água da rede pública em Portugal é de boa qualidade e pode ser uma forma adequada e acessível de promover a saúde e bem-estar dos cidadãos. É neste sentido que a DGS e o PNPAS se associam às comemorações do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade com lançamento desta campanha, em que se promove o consumo de água pública através dos bebedouros, um hábito que perdemos e que importa recuperar. Saiba mais.

post-nutrimento

O consumo de água é essencial para a nossa saúde e bem-estar.

As pessoas que consomem diariamente quantidades adequadas de água em substituição de bebidas com excesso de açúcar conseguem atingir mais facilmente um padrão alimentar saudável, incluindo uma menor ingestão de calorias.

Acesso público à água

Quando a água não está disponível nos espaços públicos, há uma tendência natural para a substituirmos por outras bebidas. Muitas vezes a oferta alternativa é constituída por bebidas mais caras, com quantidades elevadas de açúcares e com um impacto ambiental muito maior.

O consumo de água engarrafada pode contribuir para:

  • Maior gasto de energia;
  • Aumentar as emissões de CO2;
  • Produção de resíduos de plástico para o meio ambiente.

Por tudo isto, importa promover o consumo de água pública e o seu fácil acesso em locais públicos.

A água da rede pública em Portugal é de boa qualidade e pode ser uma forma adequada e acessível de promover a saúde e bem-estar dos cidadãos. É neste sentido que a DGS e o PNPAS se associam às comemorações do Dia Nacional e Europeu de Luta Contra a Obesidade com lançamento desta campanha, em que se promove o consumo de água pública através dos bebedouros, um hábito que perdemos e que importa recuperar.

Mostre-nos aquele bebedouro no jardim, que tem água sempre fresca, ou o bebedouro que deixou de funcionar e faz falta, ou aquele parque infantil que devia ter um e não tem.

Beber água é fundamental e quanto mais acessível estiver, melhor para a sua saúde.

Participe!

Saiba mais aqui. 

#aguapublica

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Iniciativa #água pública

2 comentários a “Iniciativa #água pública”

  1. VITOR MANUEL RODRIGUES DE ALMEIDA LOPES diz:

    A iniciativa é louvável e seguramente que será devidamente apreciada pelos cidadãos nacionais e turistas.
    Nomeadamente na cidade de Lisboa há fontanários lindíssimos que por uma qualquer razão perderam há muito a função para o qual foram construídos.

  2. […] o impacto no ambiente pode ser enorme. Veja a nossa campanha a favor da água da rede pública em http://nutrimento.pt/noticias/iniciativa-agua-publica/ […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 20 Maio, 2023

    Portugal é o 8º país mais preparado para combater a obesidade

    Portugal é o 8.º país mais preparado para combater a obesidade, de acordo com o ranking World Obesity Atlas 2023, da World Obesity Federation, que analisa 183 países. O resultado deve-se ao conjunto de medidas de promoção da saúde que tem sido desenvolvido e que a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, destaca hoje, Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

    Ler mais
  • 19 Maio, 2023

    Novos dados da OMS Europa demonstram como a pandemia COVID-19 afetou os hábitos alimentares e de atividade física das crianças na Europa

    Foram hoje publicados e apresentados no Congresso Europeu de Obesidade (ECO 2023) novos resultados do estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) da OMS Europa, que descrevem os hábitos alimentares e de atividade física, o tempo de ecrã e outros aspetos relacionados com a saúde de crianças com idades entre os 6 e os 9 anos durante a pandemia COVID-19.

    Ler mais
  • recomendação de consumo de pescado nutrimento pnpas

    Recomendações para o consumo de pescado

    Foram publicadas esta semana as recomendações para o consumo de pescado para a população portuguesa. O consumo de pescado tem benefícios para a saúde, mas algumas espécies têm um teor de mercúrio elevado que pode representar riscos associados ao desenvolvimento cognitivo, sendo por isso de evitar o seu consumo em grupos vulneráveis como as grávidas, mulheres a amamentar e crianças pequenas. De acordo com estas recomendações, para estes grupos vulneráveis, o consumo de pescado entre 3 a 4 vezes por semana é o adequado, sendo que para a população em geral o consumo de pescado deverá ser mais frequente, até 7 vezes por semana.

    Ler mais