A Direção-Geral de Saúde (DGS) abriu hoje um concurso público para a realização do novo “Inquérito Nacional Alimentar e de Atividade Física” – inquérito que permitirá analisar os atuais hábitos alimentares e de atividade física dos portugueses.
Os resultados deste inquérito permitirão realizar um diagnóstico, definir prioridades em saúde e identificar intervenções orientadas para dar resposta aos principais problemas de saúde identificados, bem como avaliar as medidas de saúde pública já implementadas.
A recolha de informação de forma regular na área da alimentação e atividade física, com metodologias validadas e comparáveis a nível internacional e em amostras representativas da população portuguesa que contemplem os vários subgrupos, é determinante para a definição de políticas públicas para a promoção da alimentação saudável e da atividade física.
Este novo retrato ganha uma especial importância devido às alterações estruturais que a população portuguesa atravessou nos últimos anos, tais como a pandemia, digitalização, inflação, conflitos geopolíticos e alterações demográficas que poderão influenciar quer os seus hábitos alimentares, quer os de atividade física.
O Inquérito Nacional Alimentar e de Atividade Física é promovido pela Direção- Geral de Saúde através dos seus Programas de Saúde Prioritários – o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF).
É a terceira vez que Portugal realiza um inquérito nacional alimentar e de atividade física, depois das edições de 1980 e 2015/2016. O concurso público prevê um financiamento máximo de 749 000 mil euros e está aberto a partir de hoje, 4 de dezembro, durante um período de 45 dias. Este concurso público foi publicado em Diário da República, através do Anúncio de procedimento n.º 20665/2023 e na Plataforma de Compras Públicas Vortal.