Estou a ler:

Monitorização da Segurança Alimentar em agregados familiares portugueses utentes dos cuidados de saúde durante os anos de crise 2011-2014

Notícias

Monitorização da Segurança Alimentar em agregados familiares portugueses utentes dos cuidados de saúde durante os anos de crise 2011-2014

Conheça os dados recolhidos pelo estudo INFOFAMÍLIA ao longo de quatro anos (2011-2014), um estudo coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) com o objetivo de contribuir para o conhecimento da situação de Segurança Alimentar dos agregados familiares, utentes dos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal Continental. Saiba mais.

infofamilia_relat

Lançamos hoje uma análise dos dados recolhidos pelo estudo INFOFAMÍLIA ao longo de quatro anos (2011-2014), um estudo coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) com o objetivo de contribuir para o conhecimento da situação de Segurança Alimentar dos agregados familiares em Portugal Continental utentes dos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de outras situações de saúde potencialmente associadas às condições socioeconómicas, durante um período de crise económica e social particularmente intensa entre 2011 e 2014.

Este estudo pretendeu, também contribuir para melhorar a metodologia, em particular na área da insegurança alimentar onde as ferramentas de observação eram, até ao momento, e com poucas exceções, relativamente incipientes para o estudo da realidade nacional.

O estudo foi realizado nas cinco Regiões de Saúde de Portugal Continental. A população em estudo englobou os utentes atendidos no local de trabalho dos “enfermeiros sentinela” (Centro de Saúde, Domicílio ou outro) do SNS, e teve como único critério de inclusão a idade igual ou superior a 18 anos. Foram realizados um total de 4872 questionários.

Apesar de não se terem verificado alterações significativas na prevalência de Insegurança Alimentar, ao longo destes quatro anos de análise a percentagem de agregados familiares inquiridos em situação de insegurança alimentar variou entre 48,5% e 50,7%, o que significa que nestes agregados familiares existiu, durante o período em causa, pelo menos alguma preocupação ou incerteza quanto ao acesso aos alimentos no futuro ou quanto à qualidade dos mesmos ou ainda, a efetiva redução quantitativa de alimentos.

A elevada prevalência de Insegurança Alimentar encontrada nesta população, reforça a importância de considerar esta problemática como um dos principais desafios de saúde pública em Portugal, ficando evidente que a implementação de estratégias que visem assegurar a Segurança Alimentar em Portugal é uma necessidade premente.

Consulte o relatório completo aqui. 

 

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Monitorização da Segurança Alimentar em agregados familiares portugueses utentes dos cuidados de saúde durante os anos de crise 2011-2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais