Estou a ler:

10 projetos que vão mudar o conhecimento da nutrição em Portugal (V) – IoGeneration

Notícias

10 projetos que vão mudar o conhecimento da nutrição em Portugal (V) – IoGeneration

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10 projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais. O quinto projeto que apresentamos é o IoGeneration. Saiba mais.

iogeneration

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10  projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais.

É com muito orgulho que a DGS esteve envolvido na construção deste modelo de apoio suportado pela ACSS através dos  EEA Grants e pelo seu principal financiador a Noruega, constituindo-se assim o mais ambicioso financiamento na área da investigação em nutrição, nesta área e nas últimas décadas, superando os 3 milhões de Euros.

O quinto projeto que apresentamos é o IoGeneration, um projeto que tem como objetivo avaliar o níveis de iodo em crianças do 1º ao 2º ciclo (6-12 anos) relacionando-os com indicadores de desenvolvimento cognitivo e de saúde da tiróide. O défice de iodo é um grave problema de saúde pública em particular porque pode afetar o desenvolvimento cognitivo das crianças, tendo o PNPAS já desenvolvido um manual orientador sobre este tema.

O IoGeneration pretende ainda compreender as potenciais implicações da utilização de sal iodado nas cantinas e domicílios, através da colaboração com várias escolas do Norte de Portugal com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), e desta forma contribuir com informação que promova políticas e medidas de saúde pública que reduzam as desigualdades nutricionais em idade infantil.

Este é um projeto conduzido por uma equipa multidisciplinar de investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em parceria com o Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-N/CESPU) e o Institute for Cancer Research and Molecular Medicine Faculty of Medicine Norwegian University of Science and Technology Trondheim, Norway (NTNU).

Para saber mais sobre este projeto consulte o website http://iogeneration.pt/ e visite também sua a página no Facebook: https://www.facebook.com/iogeneration.pt/?fref=ts