O PNPAS associa-se às comemorações do Dia Mundial da Obesidade (11 de outubro) com o lançamento de um Manual sobre Obesidade

Para assinalar este dia, a World Obesity Day publicou o seguinte texto que aqui traduzimos para português:

“A manterem-se as tendências atuais, 2,7 mil milhões de adultos em todo o mundo sofrerão de excesso de peso até 2025. A obesidade quando não é tratada é responsável por uma proporção significativa de doenças crónicas, incluindo doença cardiovascular, diabetes, doença hepática e diversos tipos de cancro. Se não tomarmos medidas urgentes para tratar ou prevenir a obesidade, espera-se que os custos globais, anuais, para o tratamento das consequências da obesidade atinja 1,2 biliões de dólares por ano até 2025.

Pedimos aos governos, prestadores de serviços de saúde, seguradoras e organizações filantrópicas para investir na obesidade sem demora!

Isso significa investir em …

– Serviços de tratamento para apoiar pessoas afetadas pela obesidade;

– Intervenção precoce para melhorar o sucesso do tratamento;

– Prevenção para reduzir a necessidade de tratamento;”

Em Portugal, a prevalência de obesidade, ponderada para a distribuição da população Portuguesa é de 22,3%. A prevalência de pré-obesidade a nível nacional é de 34,8%, ou seja, o excesso de peso (pré-obesidade + obesidade) atinge mais de metade da população nacional tornando-se este, provavelmente o principal problema de saúde pública entre nós. Apesar da magnitude do problema a nível nacional e global, o tratamento da obesidade apresenta ainda grandes proporções de insucesso e pouca uniformização nos procedimentos.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) assinala este dia com o lançamento de um Manual destinado aos prestadores de cuidados de saúde nesta área. O Manual pretende refletir sobre os melhores indicadores a utilizar para o diagnóstico da obesidade, bem como apresentar, atualizar e consensualizar algumas orientações para o tratamento desta patologia, em particular no que diz respeito à terapêutica nutricional.

O manual encontra-se disponível on-line para todos os interessados aqui.

 

1 Comentário , Adicione o seu

  1. Parabéns! Um excelente iniciativa. Muito Obrigada pelo Vosso trabalho 🙂

    Teresa Esmeraldo de Gouveia a 11/10/2017 às 10:03

Comentar

Adicione o seu comentário: