Estou a ler:

Nutrição e Doença de Alzheimer

Manuais PNPAS

Nutrição e Doença de Alzheimer

Lançamos pela primeira vez o manual “Nutrição e Doença de Alzheimer”, em parceria com o Centro Virtual sobre o Envelhecimento, onde se aborda o papel da nutrição e de um estilo de vida saudável na prevenção e progressão da doença de Alzheimer que atinge mais de 130 000 portugueses. Saiba mais.

banner alzheimer

Lançamos pela primeira vez o manual “Nutrição e Doença de Alzheimer”, em parceria com o Centro Virtual sobre o Envelhecimento, onde se aborda o papel da nutrição e de um estilo de vida saudável na prevenção e progressão da doença de Alzheimer que atinge mais de 130 000 portugueses.

Neste mês de setembro, a doença de Alzheimer é recordada a nível mundial. Assim, produzimos este manual que visa especialmente aqueles que têm como missão cuidar dos doentes fornecendo indicações práticas sobre como ultrapassar os principais e mais frequentes problemas alimentares nesta doença. Além do conhecimento científico mais recente, que se atualiza, neste manual, descreve-se um conjunto de cuidados práticos a ter em conta na alimentação destes doentes em paralelo, e se possível, com o apoio da equipa multidisciplinar na área da saúde onde deveriam estar incluídos técnicos de nutrição e psicólogos.

No seguimento da estratégia do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, o manual aborda a informação científica disponível sobre o papel protetor dos nutrientes e de alguns alimentos, como o peixe, hortícolas, frutas e leguminosas, e ainda de determinados tipos de padrões alimentares com destaque para a Dieta Mediterrânea, na evolução desta doença.

Consulte e descarregue gratuitamente o manual aqui. 

Tópicos
Manuais PNPAS

Acompanhe a discussão sobre: Nutrição e Doença de Alzheimer

8 comentários a “Nutrição e Doença de Alzheimer”

  1. Vitor Dauphinet diz:

    Considerando os resultados de um estudo recente (2015), tudo indica que os excelentes benefícios preventivos das vitaminas do complexo B, estão associados não só a níveis elevados de homocisteina mas também de omega3. Investigadores da Universidade de Oxford descobriram num ensaio clínico que efectuaram, que as pessoas com comprometimento cognitivo leve, que apresentavam níveis sanguíneos altos de ômega3-(>590 μmol/L) e homocisteína, beneficiaram significativamente da suplementação com vitaminas do complexo B pois apresentaram 70% menos redução do volume do cérebro (ao fim de dois anos de estudo), atingindo quase o mesmo grau que é normalmente encontrado em pessoas idosas saudáveis, sem o declínio da memória, ao contrário do que se verificou entre as pessoas com baixos níveis de omega3 (e níveis elevados de homocisteina) e que também tomaram as mesmas vitaminas. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25877495

  2. Lourdes Montero Gómez diz:

    Excelente poder conocer la dieta para las personas con Alzheimer, y para laas personas adultas mayores.
    Centro Diurno de Barva Heredia

  3. Carlos SIlvestre diz:

    Muito bom.

  4. Christinna Azevedo diz:

    Excelente a iniciativa. Um problema cada vez mais frequente, numa sociedade que envelhece.
    Contribuição e respeito à profissão!

  5. Sidclei Rangel diz:

    Muito bom o material, melhor a ideia de disponibilizar o PDF. Prevenção e controle com boas estratégias.

  6. correia diz:

    gostei pois cada vez estmos a envelhecer mais e ha muito pouco sobre esta doenca . Obrigado

  7. […] bibliográfica: Andreia Correia, Jéssica Filipe, Alejandro Santos ,Pedro Graça. Nutrição e Doença de Alzheimer . Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável: Direção-Geral da Saúde; […]

  8. […]  isto em conta  mais o facto  de a Doença de Alzheimer  afectar mais de 130.000  o PNPAS lançou no último ano  o Manual Nutrição e Doença de Alzheimer onde apresenta de forma resumida, o que se sabe […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 23 Outubro, 2020

    Estudo de adesão ao padrão alimentar mediterrânico

    O PNPAS conduziu um estudo em setembro de 2020 com o objetivo de avaliar os conhecimentos da população portuguesa sobre a dieta mediterrânica, bem como a adesão a este padrão alimentar. Conheça os resultados e o estudo completo aqui.

    Ler mais
  • 31 Julho, 2019

    Avaliação do risco nutricional de todos doentes internados nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde

    As ferramentas de avaliação do risco nutricional e respetivas funcionalidades tecnológicas que permitem auxiliar a implementação da avaliação sistemática do risco nutricional a todos os doentes admitidos nas unidades hospitalares, tal como determina o Despacho n.º 6634/2018, vão ser hoje ativadas na plataforma informática do Sistema Clínico Hospitalar (SClínico Hospitalar) permitindo assim o alargamento da implementação da avaliação do risco nutricional a todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Saiba mais aqui.

    Ler mais
  • 18 Maio, 2018

    O PNPAS e a Obesidade como doença: Introdução ao tema

    O PNPAS construiu um conjunto de textos sobre a obesidade em que se agrupa informação atualizada e de qualidade sobre este grave problema de saúde. Informação que esperamos ser útil para muitos profissionais de saúde e também cidadãos interessados no tema.

    Ler mais