Um Nutrimento é uma “substância ou princípio nutriente ou nutritivo, elemento útil ao funcionamento do organismo, que é próprio dos alimentos”. Foi esta a definição escrita pelo Dr. Emílio Peres, um dos responsáveis por instituir a formação superior na área das Ciências da Nutrição em Portugal, e foi também este o nome escolhido para o blog do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção-Geral da Saúde, como forma de homenagear este ilustre investigador e pedagogo.
Emílio Peres no seu livro Alimentação e Saúde, na página 36, explicitava o conceito:
“Por meio de transformações digestivas o organismo aproveita dos alimentos um conjunto de substâncias nutritivas (princípios nutrientes ou nutrimentos), todas elas igualmente indispensáveis para o seu funcionamento e para a construção e manutenção das suas estruturas.
São sete as famílias de nutrimentos alimentares: proteínas, hidratos de carbono, gorduras, sais minerais, vitaminas, água e fibras. Um oitavo nutrimento, oxigénio, recebemo-lo do ar que respiramos e não da comida.”
Os dicionários dão as seguintes definições:
nutrimento (latim nutrimentum, -i): substantivo masculino
- Acto ou efeito de nutrir ou de se nutrir. = NUTRIÇÃO
- O que alimenta. = ALIMENTAÇÃO, SUSTENTO
- Tudo o que alimenta
- Alimentação; sustento
- O que dá alento; o que encoraja
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, Infopédia
Pretende-se que o blog tenha tal como o nutrimento a função de alimentar a troca de informação, de ideias, o debate sobre temas da atualidade relacionados com a alimentação, a divulgação das boas práticas e da investigação sobre esta temática.