Estou a ler:

As empresas do setor agro-industrial vão implementar em Portugal o semáforo nutricional

Notícias

As empresas do setor agro-industrial vão implementar em Portugal o semáforo nutricional

As empresas do setor agro-industrial como a Néstle, Mondelez (Cadbury, Oreo...), PepsiCo, Coca-Cola e a Unilever vão implementar em Portugal um esquema de semáforos nutricionais com as cores, vermelho, amarelo e verde, que em vez de se centraram nas quantidades de nutrientes (nomeadamente sal e açúcar) por 100g irão colocar esta informação colorida por porção. Saiba mais.

semáforo nutricional

As empresas do setor agro-industrial como a Néstle, Mondelez (Cadbury, Oreo…), PepsiCo, Coca-Cola e a Unilever vão implementar em Portugal um esquema de semáforos nutricionais com as cores, vermelho, amarelo e verde, que em vez de se centraram nas quantidades de nutrientes (nomeadamente sal e açúcar) por 100g irão colocar esta informação colorida por porção. Segundo o Jornal de Negócios, Portugal é o primeiro país a ser informado que avançará com os testes ao novo esquema de semáforos.

O modelo que também está a ser pensado para outros países e tem levantado alguma  polémica nomeadamente com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

Segundo Ana Paula Bortoletto do IDEC…

” a  sugestão de informação por porção também leva o consumidor ao engano, porque, muitas vezes, o tamanho é calculado de acordo com o interesse da indústria em divulgar mais ou menos quantidade de calorias, sódio e açúcar, e não corresponde ao padrão de consumo ” A nutricionista do Idec defende que a tabela nutricional seja feita levando em consideração o consumo de 100 gramas e de toda a embalagem.

Esta é uma discussão urgente que pode e deve ser feira por Organizações de Defesa do Consumidor, públicas e privadas, ONG´s, Associações representativas de Profissionais de Saúde, entre outras.

O esquema de orientação nutricional do PNPAS, descodificador de rótulos dá informação por 100g e não por porção.

A OMS publicou recentemente com o apoio da DGS um estudo que demonstra a incapacidade de muitos portugueses em compreenderem os atuais rótulos com informação nutricional, e a necessidade de simplificar esta informação.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: As empresas do setor agro-industrial vão implementar em Portugal o semáforo nutricional

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais