Com o Catálogo Digital de Alimentos, escolher bem é mais fácil!
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, o Programa Nacional para a Promoção de uma Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, lança hoje, o Catálogo Digital de Alimentos, uma nova ferramenta digital cujo objetivo é ajudar a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
Com este Catálogo Digital de Alimentos é possível explorar, de forma simples e intuitiva, a composição nutricional e lista de ingredientes de diversos produtos alimentares de várias categorias. Basta aceder ao catálogo e selecionar uma das categorias disponíveis no menu para ter acesso a toda a informação desejada.
Nesta primeira fase, o Catálogo inclui dados de nove categorias de alimentos: leite e bebidas lácteas aromatizadas, iogurtes, leites fermentados, queijos fresco e preparados de queijo fresco, cereais de pequeno-almoço, bebidas vegetais e alternativas vegetais ao iogurte, produtos de charcutaria, produtos de padaria, produtos de pastelaria pré-embalados, sumos e refrigerantes.
Esta ferramenta reúne informação sobre mais de 2000 produtos alimentares disponíveis no mercado português, incluindo valor energético, teor de gordura, ácidos gordos saturados, açúcar e sal, lista de ingredientes, bem como a respetiva classificação Nutri-Score e Semáforo Nutricional.
O Catálogo Digital de Alimentos integra-se na participação de Portugal num sistema europeu de monitorização da oferta alimentar, que envolve 19 países da União Europeia. Os dados agora apresentados foram recolhidos em 2022, no âmbito da EU Joint Action Best-ReMaP.
Pretende-se que a ferramenta seja dinâmica e atualizada periodicamente, com o objetivo de abranger um número crescente de categorias alimentares e incorporar dados atualizados sobre a composição nutricional dos produtos. No futuro, esta é uma ferramenta que, permitirá também acompanhar a evolução da qualidade nutricional dos alimentos ao longo do tempo.
O desenvolvimento e lançamento desta ferramenta digital, reforça o compromisso da Direção-Geral da Saúde com a disponibilização de informação rigorosa e acessível à população, promovendo, assim, escolhas alimentares mais saudáveis e informadas.
Os alimentos podem ser parecidos, mas não são todos iguais!
