Estou a ler:

O papel das autarquias e das suas cidades na alimentação e saúde

Notícias

O papel das autarquias e das suas cidades na alimentação e saúde

A OMS publica o documento "Shanghai Consensus on Healthy Cities 2016". Um importante documento a ler por todos os que se interessam pela relação entre autarquias, a saúde e o estado nutricional das populações.

autarquia-saude

No passado dia, 16 de Outubro, escrevemos:

“As doenças de base alimentar (como a obesidade) são doenças comportamentais de raiz social e cultural. O seu tratamento é difícil e falha com frequência, porque implica uma atenção prolongada aos doentes que ultrapassa o atual modelo de consulta rápida.

E obriga a um compromisso para a criação de condições ambientais à volta do cidadão que contrariem o atual ambiente obesogénico.

Para isso, é necessário juntar, entre outros e na mesma equipa, profissionais do planeamento urbano, segurança, emprego e ação social, transportes, educação e saúde. E decisores políticos locais e representantes da sociedade civil. O local onde este conhecimento e poder integrado converge e se aproxima de todos os cidadãos é a nível das autarquias e do poder local. Um desafio enorme para o setor da saúde.”

Nem de propósito a OMS vem agora publicar o documento “Shanghai Consensus on Healthy Cities 2016”.

Absolutamente a ler por todos os que se interessam pela relação entre as autarquias, a saúde e o estado nutricional das populações.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: O papel das autarquias e das suas cidades na alimentação e saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais