Estou a ler:

Vamos Comer Bem Cá Dentro

Notícias

Vamos Comer Bem Cá Dentro

O Projeto do ACES - Arco Ribeirinho, “Vamos Comer Bem Cá Dentro”, constatou que, no passado ano letivo 2015/2016, nenhum estabelecimento escolar avaliado na área do respetivo ACES cumpria na totalidade com as orientações da Direção-Geral de Educação (DGE).

vamoscomerbemcadentro

 O agrupamento de centros de saúde, ACES – Arco Ribeirinho, lança pelo terceiro ano consecutivo o projeto “Vamos Comer Bem Cá Dentro”, com o objetivo de promover e disponibilizar alimentos nutricionalmente equilibrados e seguros aos alunos das escolas dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.

No passado ano letivo 2015/2016, participaram neste projeto 44 escolas (50% do total do Parque Escolar) da região.

Os resultados obtidos revelaram que nenhum dos estabelecimentos escolares participantes cumpria na totalidade com as orientações da Direção-Geral de Educação (DGE), uma vez que a composição nutricional das refeições escolares servidas nos refeitórios estava aquém das recomendações, a disponibilidade espacial dos alimentos nos bufetes escolares proposta pela DGE não estava a ser executada e as máquinas de venda automática (2º e 3º ciclo e secundário) disponibilizavam alimentos ricos em açúcar, sal e gordura, contrariamente ao indicado pela DGE.

A importância da aplicação das orientações da DGE em contexto escolar e a constatação desta situação nas escolas do ACES Arco Ribeirinho reforça a importância de envolver todos os intervenientes no espaço escolar, com especial destaque para os diretores dos agrupamentos, as autarquias, os alunos e as associações de pais e encarregados de educação.

O PNPAS vai com continuar a seguir com interesse esta excelente iniciativa. Para saber mais informação sobre os resultados do projeto clique aqui.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Vamos Comer Bem Cá Dentro

Um comentário a “Vamos Comer Bem Cá Dentro”

  1. Helena Pedrosa diz:

    É com agrado que vejo que o projeto que iniciámos em 2009 enquanto equipa da Saúde Escolar da UCC Barreiro e Saúde Pública do Barreiro com a colaboração dos professores representantes do PES dos vários Agrupamento de Escolas do concelho do Barreiro, se tornou um projeto que hoje tem reconhecimento a nível nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais