A rotina de milhares de crianças foi interrompida pela necessidade de evitar a propagação da COVID-19. Mais tempo de confinamento em casa, mais comida disponível a toda a hora e mais horas em frente ao ecrã podem potenciar o sedentarismo e o consumo de alimentos hipercalóricos de má qualidade nutricional. Nestas condições, o ganho de peso é uma possibilidade, não só para as crianças como para toda a família. Mas também podemos ver este momento como uma oportunidade para promover o consumo alimentar saudável no seio da família e promover a aquisição de competências de compra e confeção de refeições saudáveis que há muito podia estar adiada. Estes são alguns dos motivos pelos quais, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde, publica este breve manual destinado a encarregados de educação, professores e a todos aqueles que por estes dias têm crianças em casa.
O documento aborda a importância da alimentação na saúde e no desenvolvimento das crianças e descreve algumas regras simples para uma alimentação saudável nestas idades. Dedicamos um capítulo a atividades de planeamento da alimentação familiar ensinando toda a família, por ex. a ler os rótulos dos alimentos ou a arrumar alimentos no frigorífico. Existe uma parte do substancial do manual dedicada à aprendizagem de como preparar refeições familiares de qualidade. Produziram-se diversos vídeos e atividade pedagógica dedicadas a produzir sopas saborosas, divertidas de fazer e de boa qualidade nutricional. O mesmo se passou para outros grupos alimentares, sendo dedicada uma atenção especial ao pescado e à produção caseira de alguns alimentos como iogurtes ou pão. Também não foi descurado o modelo de consumo habitual nestes dias, sendo dada uma atenção aos cuidados a ter no consumo de enlatados, que podem ser uma boa opção alimentar com os devidos cuidados na compra e confeção. A maior parte dos materiais pedagógicos disponíveis são apresentados pela primeira vez neste manual e resultam de uma colaboração estreita entre profissionais de saúde da DGS/PNPAS, Chefes e pedagogos. O manual inclui ainda alguns cuidados especiais a ter neste período, como por exemplo, a atenção particular que deve ser dada à publicidade alimentar nos meios digitais, pois nestes dias as crianças passam muito tempo em frente ao ecrã.
Ao longo de todo o documento, existem diversas ferramentas de autoavaliação que permitem uma reflexão sobre o que a família come e sobre o que eventualmente deveria estar a comer. Esta pode ser, de facto, uma oportunidade para pais e filhos refletirem em comum, à volta de uma mesa ou de uma banca de comida, enquanto se prepara uma refeição saborosa e saudável.
Pode consultar e descarregar o documento aqui.