Estou a ler:

Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável

Manuais PNPAS

Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável

São cada vez mais os Portugueses interessados em adotar padrões alimentares com quantidades elevadas de vegetais ou exclusivamente vegetarianos, por razões de saúde ou de filosofia de vida. Contudo, esta forma de comer, obriga a alguns cuidados nutricionais específicos e a um planeamento rigoroso no dia-a-dia. Saiba mais.

VEG

São cada vez mais os Portugueses interessados em adotar padrões alimentares com quantidades elevadas de vegetais ou exclusivamente vegetarianos, por razões de saúde ou de filosofia de vida. Contudo, esta forma de comer, obriga a alguns cuidados nutricionais específicos e a um planeamento rigoroso no dia-a-dia.

O Manual, que agora se lança, pretende ser o primeiro de outros documentos científicos com carácter pedagógico na área da alimentação vegetariana, destinado a profissionais de saúde e população em geral.  Apresenta linhas orientadoras para a adoção de um padrão alimentar vegetariano, tendo por base o melhor conhecimento científico disponível e utilizando produtos vegetais de origem nacional, sazonais e enquadrados na nossa tradição culinária. Sugere assim que é possível e desejável juntar sabor, tradição e saúde à mesa. 

Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável

Tópicos
Manuais PNPAS

Acompanhe a discussão sobre: Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável

28 comentários a “Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável”

  1. Maria Torres diz:

    Excelente ideia a de a DGS ter em atenção a dieta vegetariana.

  2. Fátima Gonçalves diz:

    Já muito tempo que esperavamos da DGS o vosso apoio, uma outra alimentação é possivel! Obrigada pela evolução!

  3. Paulo Ribeiro diz:

    Do que já estive a ler no documento parece ser um resumo bem organizado e muito objectivo e factual das boas práticas do vegeterianismo. Parabéns.

  4. JOSE JOAO SILVA ABREU diz:

    A D.G.S. PREOCUPADA COM A SAÚDE DOS PORTUGUESES…BEM HAJA

  5. Hugo diz:

    Este, tão esperado manual, é uma lufada de ar fresco e tráz, para profissionais de saúde e população, informação valiosa. Parabéns DGS!

  6. claudia graça diz:

    aonde se pode ver e ler o maual da alimentaçao vegetariana

  7. Elza Cunha diz:

    Excelente notícia! A nossa DGS mostra estar preocupada com as mudanças que acontecem na sociedade e com a melhoria da nossa

  8. Anonimo diz:

    Muitos parabéns pela iniciativa!

    Como ideia, sugiro lerem sobre: https://en.wikipedia.org/wiki/T._Colin_Campbell

  9. Elsa diz:

    Boas notícias a DGS finalmente pronunciar-se e de forma positiva sobre o vegetarianismo. Pode ser um passo gigante para que finalmente as escolas e hospitais tenham opções vegetarianas, agora que há um documento oficial de apoio!

  10. Margarida Santos Pereira diz:

    A racionalidade e a empatia podem e devem acompanhar-se na alimentação. Reconhecerem esse facto é uma imensa alegria. Parabéns!

  11. Margarida Neto Macedo diz:

    Parabéns à DGS por esta iniciativa. Este texto é um excelente ponto de partida para uma melhor informação e atitude perante a escolha vegetariana.

  12. Jorge Moreira diz:

    Pela saúde e pelo ambiente!
    Agora não há desculpa para não incluir pratos vegetarianos nas escolas básicas e em outros estabelecimentos públicos.

  13. Maria Aragão diz:

    Muitos parabéns por este manual! Fazia falta um trabalho assim, claro, isento e muito completo, quer para profissionais da área, quer para o público em geral. Muito obrigada a todas as pessoas que fizeram parte deste projecto!

  14. Ana Rita Albuquerque diz:

    Excelente iniciativa!
    Finalmente nota-se alguma atenção para com as pessoas que optam por uma alimentação vegetariana. E são cada vez mais!
    Espero que a partir de agora possam introduzir facilmente uma alimentação saudável nas escolas: as minhas crianças e tantas outras agradecem o cuidado.
    Muito grata!

  15. Augusto Sousa diz:

    Uma boa iniciativa e um trabalho meritório a elaboração deste pequeno guia para a contribuição de uma melhor saúde pública.
    Uma sugestão e um alerta : é essencial ,dado a quantidade de medicamentos da “moda ” e que são úteis para uma qualidade de vida , enfatizar as deficiencias que resultam da toma desses medicamentos. É o caso da vitamina B12 que tem uma baixa absorção com o uso do omeoprazol ( e outros fármacos dessa familia de quimicos ). No trabalho esta situação está pouco realçada e o conselho de tomar suplementos não parece estar de acordo com o espirito do trabalho . Repito, a deficiencia desta vitamina é muito grave! e não pode ser compensada pelos vegetais e sim pelos ovos biológicos p.e.
    Tambem a deficiencia em magnésio ,com origem no mesmo mecanismo de diminuição de absorção pelo uso de sistemas inibidores gastricos , é grave em termos de sistema celular e osteopático. Deve ser ultrapassado com o uso de cloreto de magnésio p.e. em toma ao jantar p.e.
    Cumprimentos

    • Cátia Borges diz:

      No documento referimos às deficiências provocadas por inibidores da bomba de protões.
      Os suplementos de B12 são necessários na população vegan, há que respeitar as escolhas das pessoas e minimizar as potenciais deficiências e não tentar ir contra as suas convicções.

  16. beatriz silva diz:

    Óptima ideia. Onde se pode comprar?

  17. Marta Cataluna diz:

    Finalmente, e que ofereçam nas escolas a possibilidade das nossas crianças não encostarem a carne e o peixe e passarem a comer vegetariano que é o ideal!
    Boa noticia!

  18. Débora Aires diz:

    Parabéns pelo excelente documento e iniciativa! Como profissional de saúde, será bastante útil para a minha prática diária.

  19. iolanda diz:

    parabens pela iniciativa…

  20. Bruna Henriques diz:

    Excelente iniciativa!

  21. Joana Coimbra diz:

    Parabéns pela iniciativa!!!

  22. Laurinda Soares de Pinho de Oliveira Santos diz:

    Que bom que a DGS fez este manual,para bem do Planeta e termos uma vida mais saudavel que evita o sofrimento dos animais e faz com que a Natureza siga o seu curso…………

  23. […] Saudável,  lançou um documento único até então e desde já muito apreciado – as Linhas Orientadoras para uma Alimentação Vegetariana Saudável.Como prometido aqui no blog, irei apresentar um resumo de alguns dos seus componentes, com vista a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 23 Outubro, 2020

    Estudo de adesão ao padrão alimentar mediterrânico

    O PNPAS conduziu um estudo em setembro de 2020 com o objetivo de avaliar os conhecimentos da população portuguesa sobre a dieta mediterrânica, bem como a adesão a este padrão alimentar. Conheça os resultados e o estudo completo aqui.

    Ler mais
  • 31 Julho, 2019

    Avaliação do risco nutricional de todos doentes internados nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde

    As ferramentas de avaliação do risco nutricional e respetivas funcionalidades tecnológicas que permitem auxiliar a implementação da avaliação sistemática do risco nutricional a todos os doentes admitidos nas unidades hospitalares, tal como determina o Despacho n.º 6634/2018, vão ser hoje ativadas na plataforma informática do Sistema Clínico Hospitalar (SClínico Hospitalar) permitindo assim o alargamento da implementação da avaliação do risco nutricional a todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Saiba mais aqui.

    Ler mais
  • 18 Maio, 2018

    O PNPAS e a Obesidade como doença: Introdução ao tema

    O PNPAS construiu um conjunto de textos sobre a obesidade em que se agrupa informação atualizada e de qualidade sobre este grave problema de saúde. Informação que esperamos ser útil para muitos profissionais de saúde e também cidadãos interessados no tema.

    Ler mais