Vamos Comer Bem Cá Dentro

 O agrupamento de centros de saúde, ACES – Arco Ribeirinho, lança pelo terceiro ano consecutivo o projeto “Vamos Comer Bem Cá Dentro”, com o objetivo de promover e disponibilizar alimentos nutricionalmente equilibrados e seguros aos alunos das escolas dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.

No passado ano letivo 2015/2016, participaram neste projeto 44 escolas (50% do total do Parque Escolar) da região.

Os resultados obtidos revelaram que nenhum dos estabelecimentos escolares participantes cumpria na totalidade com as orientações da Direção-Geral de Educação (DGE), uma vez que a composição nutricional das refeições escolares servidas nos refeitórios estava aquém das recomendações, a disponibilidade espacial dos alimentos nos bufetes escolares proposta pela DGE não estava a ser executada e as máquinas de venda automática (2º e 3º ciclo e secundário) disponibilizavam alimentos ricos em açúcar, sal e gordura, contrariamente ao indicado pela DGE.

A importância da aplicação das orientações da DGE em contexto escolar e a constatação desta situação nas escolas do ACES Arco Ribeirinho reforça a importância de envolver todos os intervenientes no espaço escolar, com especial destaque para os diretores dos agrupamentos, as autarquias, os alunos e as associações de pais e encarregados de educação.

O PNPAS vai com continuar a seguir com interesse esta excelente iniciativa. Para saber mais informação sobre os resultados do projeto clique aqui.

1 Comentário , Adicione o seu

  1. É com agrado que vejo que o projeto que iniciámos em 2009 enquanto equipa da Saúde Escolar da UCC Barreiro e Saúde Pública do Barreiro com a colaboração dos professores representantes do PES dos vários Agrupamento de Escolas do concelho do Barreiro, se tornou um projeto que hoje tem reconhecimento a nível nacional.

    Helena Pedrosa a 09/01/2017 às 11:49

Comentar

Adicione o seu comentário: