Estou a ler:

10 Instituições recebem os primeiros selos de creditação “Selo Saudável”

Notícias

10 Instituições recebem os primeiros selos de creditação “Selo Saudável”

No âmbito do projeto "Selo Saudável" foram entregues os primeiros selos de creditação "Selo Saudável" a 10 instituições, num total de 17 entidades candidatas. Saiba mais sobre os resultados e a 2a edição deste projeto.

MRL_selo_saudavel17-4379

O Projeto “Selo Saudável” resulta de um trabalho conjunto entre a CML e a DGS, e pretende incentivar, através de uma distinção pública, as entidades sem fins lucrativos com intervenção na Cidade de Lisboa que implementem um conjunto de orientações alimentares, garantindo o cumprimento de requisitos para uma alimentação mais saudável.

Este projeto, numa primeira fase de piloto, recebeu um total de 27 candidaturas de entidades portadores de várias áreas de intervenção, como idosos, crianças, pessoas com deficiência, pessoas portadores de HIV e adultos em situação de vulnerabilidade.

Deste total obtiveram-se 17 candidaturas validadas, atingindo potencialmente as refeições de cerca de 4.167 utentes. No decorrer do projeto foram realizadas 9 ações de sensibilização e capacitação e 2 showcookings com a participação do Chef Fábio Bernardino.

Finalizada a fase de avaliação procedeu-se à atribuição dos primeiros selos de creditação “Selo Saudável” a 10 instituições, num total de 17 entidades candidatas:

  • Caminhos de Infância
  • Associação Ester Janz
  • Associação Paralisia Cerebral de Lisboa- Centro Krus Abecasis
  • Associação da Penha de França
  • Companheiro – Associação Fraternidade Cristã
  • Nuclisol Jean Piaget
  • Associação Infante Sagres
  • Abraço- Associação de Apoio a Pessoas com VIH/Sida
  • Centro Social e Paroquial São João de Brito
  • Casa Menino de Deus

Para as restantes entidades será concedido um período de 2 meses, a partir do dia 18 dezembro, para correção das anomalias detetadas e/ou entrega de documentação em falta para posterior reavaliação e entrega do selo.

Face ao sucesso da 1.ª edição deste projeto encontram-se de momento abertas as candidaturas para uma nova edição.

Os nossos parabéns a todos os envolvidos e em particular às instituições que receberam o selo e que ao longo deste ano forneceram refeições saudáveis aos seus utentes. 

 

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: 10 Instituições recebem os primeiros selos de creditação “Selo Saudável”

2 comentários a “10 Instituições recebem os primeiros selos de creditação “Selo Saudável””

  1. Ana Helena Pinto diz:

    Muitos Parabéns! 🙂

  2. Sandra Gomes diz:

    O Selo Saudável a nível nacional seria um bom incentivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais