Estou a ler:

10 PROJETOS QUE VÃO MUDAR O CONHECIMENTO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL (II) – NUTRICIÊNCIA

Notícias

10 PROJETOS QUE VÃO MUDAR O CONHECIMENTO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL (II) – NUTRICIÊNCIA

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10 projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais. O segundo projeto que apresentamos é o Nutriciência. Saiba mais.

nutriciencia

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10  projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais.

É com muito orgulho que a DGS esteve envolvido na construção deste modelo de apoio suportado pela ACSS através dos  EEA Grants e pelo seu principal financiador a Noruega, constituindo-se assim o mais ambicioso financiamento na área da investigação em nutrição, nesta área e nas últimas décadas, superando os 3 milhões de Euros.

O segundo projeto que apresentamos é o Nutriciência, um projeto desenvolvido pela Universidade do Porto que pretende aumentar a literacia em saúde e nutrição, através da sensibilização sobre a importância da alimentação.

Para a concretização deste objetivo, desenvolvem-se  atividades educativas, em Misericórdias de todo o país, que pretendem formar e envolver os educadores, as crianças e as suas famílias; uma plataforma online, que contém jogos e desafios; redes sociais; e um concurso televisivo de culinária saudável a baixo custo.

O projeto está alinhado com o Plan New Hampshire (Plan NH), que promove uma comunicação inovadora e sustentada das necessidades sócio-demográficas, e com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), que incentiva à inovação na forma como se informa sobre hábitos alimentares saudáveis.

O Nutriciência tem como principal fonte de financiamento o programa EEA Grants, e conta com apoios do Serviço Nacional de Saúde (SNS), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e das Iniciativas de Saúde Pública.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: 10 PROJETOS QUE VÃO MUDAR O CONHECIMENTO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL (II) – NUTRICIÊNCIA

Um comentário a “10 PROJETOS QUE VÃO MUDAR O CONHECIMENTO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL (II) – NUTRICIÊNCIA”

  1. Clarisse diz:

    Uma excelente iniciativa que vai certamente ajudar várias entidades e pessoas em nome individual a área importantíssima que é a alimentação. Hipócrates já dizia: “Faz da tua comida o teu medicamento; que o teu medicamento seja a tua comida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 20 Maio, 2023

    Portugal é o 8º país mais preparado para combater a obesidade

    Portugal é o 8.º país mais preparado para combater a obesidade, de acordo com o ranking World Obesity Atlas 2023, da World Obesity Federation, que analisa 183 países. O resultado deve-se ao conjunto de medidas de promoção da saúde que tem sido desenvolvido e que a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, destaca hoje, Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

    Ler mais
  • 19 Maio, 2023

    Novos dados da OMS Europa demonstram como a pandemia COVID-19 afetou os hábitos alimentares e de atividade física das crianças na Europa

    Foram hoje publicados e apresentados no Congresso Europeu de Obesidade (ECO 2023) novos resultados do estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) da OMS Europa, que descrevem os hábitos alimentares e de atividade física, o tempo de ecrã e outros aspetos relacionados com a saúde de crianças com idades entre os 6 e os 9 anos durante a pandemia COVID-19.

    Ler mais
  • recomendação de consumo de pescado nutrimento pnpas

    Recomendações para o consumo de pescado

    Foram publicadas esta semana as recomendações para o consumo de pescado para a população portuguesa. O consumo de pescado tem benefícios para a saúde, mas algumas espécies têm um teor de mercúrio elevado que pode representar riscos associados ao desenvolvimento cognitivo, sendo por isso de evitar o seu consumo em grupos vulneráveis como as grávidas, mulheres a amamentar e crianças pequenas. De acordo com estas recomendações, para estes grupos vulneráveis, o consumo de pescado entre 3 a 4 vezes por semana é o adequado, sendo que para a população em geral o consumo de pescado deverá ser mais frequente, até 7 vezes por semana.

    Ler mais