Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10 projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais.
É com muito orgulho que a DGS esteve envolvido na construção deste modelo de apoio suportado pela ACSS através dos EEA Grants e pelo seu principal financiador a Noruega, constituindo-se assim o mais ambicioso financiamento na área da investigação em nutrição, nesta área e nas últimas décadas, superando os 3 milhões de Euros.
O segundo projeto que apresentamos é o Nutriciência, um projeto desenvolvido pela Universidade do Porto que pretende aumentar a literacia em saúde e nutrição, através da sensibilização sobre a importância da alimentação.
Para a concretização deste objetivo, desenvolvem-se atividades educativas, em Misericórdias de todo o país, que pretendem formar e envolver os educadores, as crianças e as suas famílias; uma plataforma online, que contém jogos e desafios; redes sociais; e um concurso televisivo de culinária saudável a baixo custo.
O projeto está alinhado com o Plan New Hampshire (Plan NH), que promove uma comunicação inovadora e sustentada das necessidades sócio-demográficas, e com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), que incentiva à inovação na forma como se informa sobre hábitos alimentares saudáveis.
O Nutriciência tem como principal fonte de financiamento o programa EEA Grants, e conta com apoios do Serviço Nacional de Saúde (SNS), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e das Iniciativas de Saúde Pública.