Estou a ler:

10 projetos que vão mudar o conhecimento da nutrição em Portugal (V) – IoGeneration

Notícias

10 projetos que vão mudar o conhecimento da nutrição em Portugal (V) – IoGeneration

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10 projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais. O quinto projeto que apresentamos é o IoGeneration. Saiba mais.

iogeneration

Ao longo das próximas semanas, iremos apresentar 10  projetos que têm como objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais na área da nutrição, envolvendo alguns dos melhores grupos de investigação nacionais.

É com muito orgulho que a DGS esteve envolvido na construção deste modelo de apoio suportado pela ACSS através dos  EEA Grants e pelo seu principal financiador a Noruega, constituindo-se assim o mais ambicioso financiamento na área da investigação em nutrição, nesta área e nas últimas décadas, superando os 3 milhões de Euros.

O quinto projeto que apresentamos é o IoGeneration, um projeto que tem como objetivo avaliar o níveis de iodo em crianças do 1º ao 2º ciclo (6-12 anos) relacionando-os com indicadores de desenvolvimento cognitivo e de saúde da tiróide. O défice de iodo é um grave problema de saúde pública em particular porque pode afetar o desenvolvimento cognitivo das crianças, tendo o PNPAS já desenvolvido um manual orientador sobre este tema.

O IoGeneration pretende ainda compreender as potenciais implicações da utilização de sal iodado nas cantinas e domicílios, através da colaboração com várias escolas do Norte de Portugal com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), e desta forma contribuir com informação que promova políticas e medidas de saúde pública que reduzam as desigualdades nutricionais em idade infantil.

Este é um projeto conduzido por uma equipa multidisciplinar de investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em parceria com o Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-N/CESPU) e o Institute for Cancer Research and Molecular Medicine Faculty of Medicine Norwegian University of Science and Technology Trondheim, Norway (NTNU).

Para saber mais sobre este projeto consulte o website http://iogeneration.pt/ e visite também sua a página no Facebook: https://www.facebook.com/iogeneration.pt/?fref=ts

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: 10 projetos que vão mudar o conhecimento da nutrição em Portugal (V) – IoGeneration

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais