Estou a ler:

10 recomendações alimentares para viagens de automóvel com muito calor

Notícias

10 recomendações alimentares para viagens de automóvel com muito calor

Com o início das férias, chegam também as longas viagens de carro. Com o calor intenso os cuidados devem ser redobrados. Em particular, se as viagens são longas e se vão crianças a bordo. Conheça aqui as 10 recomendações alimentares para viagens de automóvel com muito calor

viagens de carro

Com o início das férias, chegam também as longas viagens de carro. Com o calor intenso os cuidados devem ser redobrados. Em particular, se as viagens são longas e se vão crianças a bordo. Ao longo das estradas são muitas as estações de serviço onde podem ser feitas refeições e comprar alimentos. No entanto, a grande maioria apresenta opções muito caras e uma oferta, muitas vezes, excessivamente calórica e nutricionalmente pouco interessante.

NESTE SENTIDO, DEIXAMOS AQUI ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA OS ALIMENTOS A LEVAR EM VIAGEM:

Hidrate-se! Beba água! Nestas viagens, especialmente nos períodos de maior calor, uma correta hidratação é essencial. Quando estamos desidratados a nossa capacidade de atenção e reação está diminuída, o que não deve acontecer. Em particular para quem conduz. Mas a desidratação também se associa a irritação e má-disposição. Não vale a pena. Leve sempre consigo uma ou mais garrafas de água, arrefecidas na noite anterior, em quantidade suficiente para todos os elementos presentes no carro. E prefira roupas frescas que não o façam suar em excesso.

Opções práticas. Opte por alimentos práticos e de fácil consumo. Os frutos oleaginosos (noz, amêndoa, amendoim, pinhão, avelã) são uma excelente opção. Fornecem energia de qualidade, prolongam o período sem fome, são saborosos e ocupam pouco espaço. Conheça as possíveis combinações de frutos oleaginosos com frutas aqui.

Prefira alimentos que não se alterem com o calor. O pão (mistura ou integral), frutos oleaginosos, a fruta lavada e até fruta seca (alperces, figos secos…) são boas opções.

Pré-prepare os alimentos para comer enquanto viaja. Lave a fruta, separe os bagos das uvas, faça sandes mini, tenha guardanapos suficientes, pense em quem vai comer e adeque as porções. Lave bem as mãos antes de iniciar a preparação. Se fizer as sandes na noite anterior, guarde tudo no frigorífico.

Evite levar: alimentos com molhos (maionese, natas), gelatina, produtos de pastelaria com cremes (creme de ovos, chantilly), marisco, quiches, empadas ou folhados que poderão facilmente alterar-se com o calor e apresentar risco microbiológico.

Se optar por levar alimentos mais perecíveis (queijo, fiambre, iogurtes, etc.) acondicione-os em geleiras, sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo ou placas frias para manter a temperatura. O mesmo para os sumos naturais.

Antes da viagem, verifique se tem o automóvel em lugar fresco, ar condicionado em boas condições e o telemóvel carregado. Evite iniciar uma viagem com alimentos guardados num automóvel já quente.

Faça uma pequena refeição antes de iniciar a sua viagem. Evite passar longos períodos sem comer, especialmente se as viagens forem longas.

Aproveite as paragens para esticar as pernas e beber água. Faça alguns alongamentos. Se estiver muito calor evite estar ao ar livre. Arrume a comida em lugar protegido do calor e de fácil acesso ao longo da viagem.

Por fim e regra número 1 em dias de viagem com muito calor. Evite totalmente qualquer bebida alcoólica. O álcool aumenta o risco de desidratação, retira a capacidade de reação, dá uma falsa sensação de controlo e é responsável por grande parte dos acidentes na estrada.

 

FAÇA UMA VIAGEM SEGURA E SAUDÁVEL.

 

Photo on <a href=”https://visualhunt.com/re/9e5b1a”>VisualHunt</a>