Estou a ler:

Lançamento do Número 2 da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica

Notícias

Lançamento do Número 2 da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica

Foi hoje lançado o Número 2 da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica. Este número é dedicado ao tema da nutrição, alimentação e saúde - “Dieta Mediterrânica: um estilo de vida saudável”. A coordenação do Número 2 desta revista foi da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde, em particular do PNPAS.

Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica

Foi hoje lançado o Número 2 da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica, com o título “Dieta Mediterrânica: um estilo de vida saudável”.

A Revista, de âmbito nacional e edição online, pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a Dieta Mediterrânica nas suas diversas dimensões. Procura, ainda, dar visibilidade a projetos e iniciativas relevantes ou inovadoras e contribuir para uma intervenção mais qualificada no sentido da salvaguarda e revitalização da Dieta Mediterrânica. Esta Revista é editada pelo Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica no âmbito do projeto “Salvaguarda da Dieta Mediterrânica para a promoção de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável”, financiado pelo PDR2020.

O segundo número da Revista dedica-se ao tema da nutrição, alimentação e saúde, intitulando-se “Dieta Mediterrânica: um estilo de vida saudável”.

Do ponto de vista da saúde, a Dieta Mediterrânica representa uma série de tradições alimentares e um modo de vida que interessa preservar e promover.

E apesar do conceito de Dieta Mediterrânica ser multidimensional, a sua origem remete-nos para os trabalhos de Ancel Keys que em 1952 permitiram estabelecer a relação do padrão alimentar da região do Mediterrânica e a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares.

Desde então até aos dias de hoje foi-se acumulando a evidência científica sobre a Dieta Mediterrânica enquanto promotora da saúde, sendo mesmo considerado um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo. Pode-se mesmo considerar que esta forte associação entre a DM e a saúde tem sido um forte impulsionador das estratégias de promoção da Dieta Mediterrânica.

O Conselho Editorial desta revista é constituído pela Câmara Municipal de Tavira, Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, INIAV, Universidade do Algarve, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Direção Geral de Saúde, Federação Nacional das Confrarias Gastronómicas e pela Federação Minha Terra, sendo que a coordenação do 2º número desta revista foi da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde, em particular do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Pode consultar a revista através do seguinte link.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Lançamento do Número 2 da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 20 julho, 2022

    Recrutamento participantes | Estudo sobre a exposição das crianças e adolescentes ao marketing digital de alimentos e bebidas

    O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Europa e com o apoio do Instituto de Saúde Ambiental, está a fazer um estudo de enorme relevância em termos de saúde pública com o objetivo principal de avaliar a exposição ao marketing digital de alimentos e bebidas.

    Ler mais
  • 30 junho, 2022

    Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

    Encontra-se, desde hoje, em consulta pública a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), que inclui objetivos e estratégias relacionadas com a área da alimentação e da nutrição, que foram construídos em estreita colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro contempla […]

    Ler mais
  • 22 junho, 2022

    Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative

    Vai ser hoje apresentada a "Healthier Together - EU Non-communicable diseases initiative" pela Comissão Europeia. Esta iniciativa abrange cinco áreas principais, entre as quais a área dos determinantes da saúde, onde se insere a área da alimentação e da nutrição, e identifica um conjunto de políticas eficazes e boas práticas que foram selecionadas pelos Estados-Membros e pelas diferentes partes interessadas envolvidas neste processo.

    Ler mais