Estou a ler:

Lançamento do Número 2 da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica

Notícias

Lançamento do Número 2 da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica

Foi hoje lançado o Número 2 da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica. Este número é dedicado ao tema da nutrição, alimentação e saúde - “Dieta Mediterrânica: um estilo de vida saudável”. A coordenação do Número 2 desta revista foi da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde, em particular do PNPAS.

Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica

Foi hoje lançado o Número 2 da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica, com o título “Dieta Mediterrânica: um estilo de vida saudável”.

A Revista, de âmbito nacional e edição online, pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a Dieta Mediterrânica nas suas diversas dimensões. Procura, ainda, dar visibilidade a projetos e iniciativas relevantes ou inovadoras e contribuir para uma intervenção mais qualificada no sentido da salvaguarda e revitalização da Dieta Mediterrânica. Esta Revista é editada pelo Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica no âmbito do projeto “Salvaguarda da Dieta Mediterrânica para a promoção de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável”, financiado pelo PDR2020.

O segundo número da Revista dedica-se ao tema da nutrição, alimentação e saúde, intitulando-se “Dieta Mediterrânica: um estilo de vida saudável”.

Do ponto de vista da saúde, a Dieta Mediterrânica representa uma série de tradições alimentares e um modo de vida que interessa preservar e promover.

E apesar do conceito de Dieta Mediterrânica ser multidimensional, a sua origem remete-nos para os trabalhos de Ancel Keys que em 1952 permitiram estabelecer a relação do padrão alimentar da região do Mediterrânica e a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares.

Desde então até aos dias de hoje foi-se acumulando a evidência científica sobre a Dieta Mediterrânica enquanto promotora da saúde, sendo mesmo considerado um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo. Pode-se mesmo considerar que esta forte associação entre a DM e a saúde tem sido um forte impulsionador das estratégias de promoção da Dieta Mediterrânica.

O Conselho Editorial desta revista é constituído pela Câmara Municipal de Tavira, Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, INIAV, Universidade do Algarve, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Direção Geral de Saúde, Federação Nacional das Confrarias Gastronómicas e pela Federação Minha Terra, sendo que a coordenação do 2º número desta revista foi da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde, em particular do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Pode consultar a revista através do seguinte link.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Lançamento do Número 2 da Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 23 maio, 2022

    Abertura Concurso Público para o Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal

    Encontra-se aberto um Concurso Público para a aquisição de serviços para a realização do “Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal (2017/2018 a 2022/2023)” para a Direção-Geral da Saúde, de acordo com as especificidades exigidas no artigo 13º da Portaria nº 113/2018, e dos artigos 8º do Regulamento (UE) 2017/39, da Comissão, de 3 de […]

    Ler mais
  • 3 maio, 2022

    OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

    A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

    Ler mais
  • 19 abril, 2022

    EFSA’s scientific advice related to nutrient profiling

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre perfis nutricionais que pretende apoiar a tomada de decisão da Comissão Europeia sobre o modelo simplificado de rotulagem nutricional a adotar na União Europeia e sobre as condições para restringir a presença de alegações nutricionais e de saúde nos alimentos.

    Ler mais