Foi hoje publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o relatório da Conferência “Future steps to tackle obesity: digital innovations into policy and actions”. Este relatório resulta de uma conferência organizada pelo Ministério da Saúde português, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, conjuntamente com o Escritório Regional da OMS para a Europa.
Esta conferência pretendeu lançar a discussão sobre os ambientes alimentares digitais, procurando refletir com um conjunto alargado de especialistas sobre como o uso generalizado de ferramentas e aplicações digitais podem condicionar as nossas escolhas alimentares. Compreender as ameaças, mas também as oportunidades criadas pelo mundo digital, será determinante para desenhar e implementar ações para combater e prevenir a obesidade.
A conferência terminou com o “Lisbon Call to Action: to protect children from obesogenic digital environments”, fazendo um apelo à ação para que as crianças sejam protegidas dos ambientes digitais obesogénicos, reduzindo a sua exposição ao marketing digital de produtos alimentares não saudáveis e potenciando as oportunidades da digitalização para melhorar o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis. O Call to Action, assinado pela Senhora Ministra da Saúde, Dra. Marta Temido, apela aos governos, partes interessadas e atores relevantes para que se tornem signatários.
O relatório pode ser consultado aqui.