Estou a ler:

EFSA Scientific Opinion on “Tolerable upper intake level for dietary sugars”

Notícias

EFSA Scientific Opinion on “Tolerable upper intake level for dietary sugars”

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre o nível máximo de ingestão tolerável para os açúcares (Scientific Opinion on "Tolerable upper intake level for dietary sugars"), que suporta a recomendação para que a ingestão de açúcares de adição e de açúcares livres seja tão baixa quanto possível, no contexto de uma alimentação nutricionalmente equilibrada.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre o nível máximo de ingestão tolerável para os açúcares (Scientific Opinion on “Tolerable upper intake level for dietary sugars”), que suporta a recomendação para que a ingestão de açúcares de adição e de açúcares livres seja tão baixa quanto possível, no contexto de uma alimentação nutricionalmente equilibrada.

Esta opinião científica publicada hoje, reporta a existência de evidência sobre uma relação positiva e causal entre a a ingestão de açúcares adicionados/livres e o risco de doenças metabólicas crónicas, sendo o nível de certeza moderado para a obesidade e dislipidemia (>50–75% de probabilidade ), baixo para esteatose hepática não alcoólica e diabetes mellitus tipo 2 (>15–50% de probabilidade) e muito baixo para hipertensão (0–15% de probabilidade). Refere ainda que não é possível definir um nível de ingestão de açúcar em que não se verifica um aumento do risco de cárie dentária/ doenças metabólicas crónicas, pelo que não é possível definir um nível máximo de ingestão tolerável de açúcares adicionados/livres ou um nível de ingestão considerado seguro. Assim, com base nos dados disponíveis e nas incertezas identificadas, a ingestão de açúcares adicionados/livres deve ser a mais baixa possível no contexto de uma alimentação nutricionalmente adequada.

Estas recomendações estão alinhadas com as Guidelines: sugars intake for adults and children da Organização Mundial da Saúde, já publicadas em 2015.

Este novo parecer científico da EFSA suporta as medidas que o PNPAS tem vindo a implementar para a redução do consumo de açúcar na população portuguesa.

A Scientific Opinion da EFSA on “Tolerable upper intake level for dietary sugars” pode ser consultada aqui.

Está também disponível para divulgação a seguinte infografia:

EFSA Scientific Opinion on "Tolerable upper intake level for dietary sugars" 1