Notícias

  • Apresentação Nacional do Projeto “O Prato Certo” – “Alimentação saudável, apetitosa e económica”

    Decorreu, hoje, no Mercado de Arroios, a apresentação nacional da campanha “O Prato Certo” organizada pela Associação In Loco com o apoio da Direção-Geral da Saúde. Saiba mais aqui.

  • Água pública, um bem público nas praias portuguesas a partir deste ano

    A partir deste ano as praias nacionais apresentam todas as condições para que possam em breve ter água da rede disponível para todos, contribuindo para reduzir as quantidades de plástico nas nossas praias e também o consumo de bebidas açucaradas. Saiba mais.

  • O Prato Certo – “Alimentação saudável, apetitosa e económica”

    No âmbito do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA), convidamo-lo/a a assistir à apresentação nacional do Observatório e da sua campanha “O Prato Certo”, dia 11 Janeiro de 2019, no Mercado de Arroios, em Lisboa, entre as 11h00 e as 13h00.

  • Em 2019 vamos comer melhor e proteger o planeta

    Neste início de 2019 sabemos que a produção alimentar é um dos principais responsáveis pelo aquecimento do planeta e pela emissão de gases com efeitos de estufa. E também que uma alimentação errada é a principal responsável pelos anos de vida saudáveis perdidos pelos portugueses. Felizmente, com um pequeníssimo esforço, é possível mudar muita coisa se multiplicarmos estas ações individuais por muitos milhões de pessoas.

  • 6 recomendações para um consumo de álcool com final de ano feliz

    Nesta passagem de ano deixamos 5 recomendações para um consumo de álcool com final de ano feliz. Caso beba álcool nesta passagem de ano, nós fazemos algumas sugestões que podem permitir um consumo com prazer e segurança. Saiba mais aqui.

  • A OMS publica relatório sobre rotulagem nutricional simplificada

    A OMS publicou recentemente um relatório sobre a rotulagem nutricional simplificada que vale a pena ler. Em particular, neste momento em que se discutem alternativas na Europa ao atual sistema de rotulagem que parece não ajudar o consumidor. Saiba mais aqui.

  • Ideias para reaproveitar as sobras deste Natal

    Nesta altura do ano e durante as festividades as sobras alimentares são uma realidade comum entre todos. O seu reaproveitamento é uma importante medida no combate ao desperdício alimentar, permitindo criar novas alternativas de receitas como aqui apresentamos de seguida. Saiba mais aqui.

  • Manual das Dietas Hospitalares em audição pública

    Apesar da maioria dos hospitais possuir um Manual de Dietas, estes diferem de hospital para hospital no que respeita à nomenclatura utilizada, tipologia de dietas, composição das refeições e respetivas capitações utilizadas, com  implicação nos custos e gestão dos processos, tornando-se estratégica a uniformização e padronização de um Manual de Dietas Hospitalar. Participe nesta consulta pública aqui.