Estou a ler:

A extraordinária alcachofra

Notícias

A extraordinária alcachofra

Continuamos a falar de alguns alimentos símbolos da Dieta Mediterrânica e infelizmente pouco presentes na mesa dos portugueses. E com uma enorme valor nutricional. A alcachofra é um alimento frequente em muitos pratos tradicionais da bacia do mediterrâneo e uma das mais antigas plantas medicinais. Saiba mais.

at-the-market-serie-artichok-1538675-640×480

Continuamos a falar de alguns alimentos símbolos da Dieta Mediterrânica e infelizmente pouco presentes na mesa dos portugueses. E com uma enorme valor nutricional. A alcachofra é um alimento frequente em muitos pratos tradicionais da bacia do mediterrâneo e uma das mais antigas plantas medicinais. A sua origem é provavelmente magrebina, talvez Tunísia e o nome árabe “al-kharshûf” de onde derivou alcachofra significa “planta com espinhos”. A alcachofra que é uma planta da família das Asteraceae, assim como o cardo, a endívia, e a chicória, foi aperfeiçoada nestas regiões pois resiste ao tempo seco, adapta-se a solos pobres, serve de alimento aos animais e de combustível. A alcachofra serviu para tudo nestes últimos séculos. Desta planta tudo se aproveita. Desde as sementes que já substituíram o quinino até à produção de cerveja fazendo as vezes do  lúpulo.

Do ponto de vista nutricional a Alcachofra adapta-se perfeitamente ao que podemos esperar de um alimento característico da Dieta Mediterrânica. Fornece poucas calorias e muito pouca gordura mas, ao contrário, possui uma grande riqueza vitamínica e mineral e ainda uma enorme concentração de fitoquímicos, substâncias com capacidade reguladora no organismo. No caso das alcachofras, com uma enorme concentração de substâncias com propriedades antioxidantes e reguladoras do colesterol. Talvez a sua mais extraordinária característica.

Uma alcachofra (cerca de 128g) fornece 28% da quantidade diária recomendada de fibra. Idêntica porção de alcachofra fornece igualmente 22% da quantidade diária recomendada de ácido fólico e 25% da vitamina C que necessitamos por dia e inúmeras vitaminas em quantidades interessantes como a Tiamina, Riboflavina, Niacina e Vit. B6 e ainda inúmeros minerais em quantidades apreciáveis. De destacar, a elevada quantidade de magnésio e potássio presentes na alcachofra, dois minerais essenciais ao funcionamento muscular e do nosso sistema cardiovascular.

informação alcachofra

Informação retirada de NutritionData

Para além desta enorme valia vitamínica e mineral, que por si só já tornariam a alcachofra extraordinária, convém sublinhar o papel de alguns dos seus fitoquímicos. Fitoquímicos são compostos bioativos provenientes de diferentes partes das plantas. Os fitoquímicos englobam carotenoides, compostos fenólicos, flavonoides, estibenos, cumarinas e taninos; alcalóides; compostos azotados e compostos organossulforados. Existem provavelmente mais de 5000 fitoquímicos diferentes com um papel importante na proteção e metabolismo das plantas. Quando ingeridos, muitos destes fitoquímicos, em particular os compostos fenólicos e os carotenoides, parecem também desempenhar papel importante na proteção das células dos seres humanos. Por exemplo, através da redução do stress oxidativo induzido por radicais livres, responsável por doenças crónicas, com a doença cardiovascular e o cancro.

A alcachofra possui inúmeros fitoquímicos com potencial antioxidante na sua composição, sendo um dos mais estudados a cinarina. Os extratos de alcachofra têm sido bastante estudados parecendo inibir a biossíntese do colesterol, provavelmente devido a uma inibição indirecta da actividade das redutases e ainda inibindo a oxidação das LDL e reduzindo a produção de espécies reactivas de oxigénio intracelulares. Além das suas atividades hipolipemiantes e antioxidantes o extrato de alcachofra pode também ter papel importante ao estimular a produção de óxido nítrico vascular um protetor contra as doenças cardiovasculares.

Apesar de os extratos de alcachofra concentrarem os seus constituintes de forma diferente, estes trabalhos científicos demonstram o interesse do consumo desta espécie vegetal e a mais-valia da sua presença à mesa.

Agradecemos à Dra. Isabel Ribeiro a chamada de atenção para esquecida alcachofra e partilhamos uma interessante história diplomática sobre a mesma aqui.

Imagem retirada de Pat Herman 
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: A extraordinária alcachofra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais