Estou a ler:

“Um futuro para as crianças do Mundo?” A WHO–UNICEF–Lancet Commission”

Notícias

“Um futuro para as crianças do Mundo?” A WHO–UNICEF–Lancet Commission”

Acaba de ser publicado na prestigiada revista científica Lancet, um artigo sobre o futuro das crianças no Mundo onde a obesidade e a influência da publicidade e do marketing nas crianças são destaque. Saiba mais aqui.

Acaba de ser publicado na prestigiada revista científica Lancet, um artigo sobre o futuro das crianças no Mundo onde a obesidade e a influência da publicidade e do marketing nas crianças são destaque.

Apesar das melhorias substanciais na sobrevivência, nutrição e educação nas últimas décadas, as crianças de hoje enfrentam, ainda, um futuro incerto. As mudanças climáticas, a degradação ecológica, as populações migrantes, os conflitos, as desigualdades generalidades e as práticas comerciais predatórias, ameaçam a saúde e o futuro das crianças em todos os países.” (Lancet, 2020).

Uma nutrição adequada na infância é apontada como a base para um desenvolvimento saudável que se estende para idades mais avançadas. A obesidade é destacada como “um dos mais sérios problemas de saúde pública do século XXI”. O número de crianças e adolescentes obesos aumentou dez vezes, passando de 11 milhões em 1975 para 124 milhões em 2016.

A promoção do aleitamento materno e a regulação da publicidade e marketing dirigido a crianças são, também, apontados como aspetos relevantes no futuro da saúde e bem-estar das crianças. Atualmente sabemos que as crianças são alvo constante de estratégias de marketing e publicidade de alimentos, sendo que diversos estudos demonstram que a publicidade alimentar tem impacto nas suas preferências e hábitos de consumo alimentares.

Em Portugal, desde abril de 2019 que foi aprovada a lei que vem aplicar restrições à publicidade alimentar dirigida a menores de 16 anos (Lei n.º 30/ 2019 de 23 de abril). Esta nova lei atribuiu à DGS a responsabilidade de definir o perfil nutricional dos alimentos a limitar em matéria de marketing e publicidade dirigida a crianças, trabalho que foi desenvolvido pelo PNPAS publicado através do Despacho n.º 7450-A/2019 que determina os valores que devem ser tidos em conta na identificação de elevado valor energético, teor de sal, açúcar, ácidos gordos saturados e ácidos gordos trans.  O PNPAS publicou também um documento que descreve o racional utilizado para a definição deste perfil nutricional dos alimentos, desenvolvido pela DGS, e que teve como base de trabalho o modelo de perfil nutricional da OMS.

Photo by Markus Spiske on Unsplash

 


				
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: “Um futuro para as crianças do Mundo?” A WHO–UNICEF–Lancet Commission”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais