Estou a ler:

A inclusão de uma opção vegetariana nos menus das cantinas públicas volta à discussão no Parlamento

Notícias

A inclusão de uma opção vegetariana nos menus das cantinas públicas volta à discussão no Parlamento

Os três projetos de lei que defendem a inclusão de uma opção vegetariana em todas as cantinas e refeitórios públicos vão ser votados esta quarta-feira na Comissão de Agricultura e Mar e a votação final em plenário deverá ocorrer na sexta-feira. A proposta de lei aplica-se às cantinas e refeitórios que façam parte da Administração do Estado. Saiba mais.

alimentacao_escolar_2

Os três projetos de lei que defendem a inclusão de uma opção vegetariana em todas as cantinas e refeitórios públicos vão ser votados esta quarta-feira na Comissão de Agricultura e Mar e a votação final em plenário deverá ocorrer na sexta-feira. Em junho do ano passado foram debatidas propostas em plenário que baixaram sem votação à comissão de especialidade. A grande maioria parlamentar concordou com a “liberdade de escolha na alimentação”.

A proposta de lei aplica-se às cantinas e refeitórios que façam parte da Administração do Estado.

Em novembro de 2016 foi lançado pelo PNPAS o manual “Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: princípios base”,  apresentando-se soluções que podem contribuir para uma gestão local mais autónoma e participada dos espaços coletivos de alimentação, onde a presença de vegetais de produção local pode contribuir para a melhoria da qualidade nutricional e ambiental das refeições servidas.

A DGS e o PNPAS promovem um modelo de consumo alimentar tendo por base a Roda dos Alimentos, com a presença maioritária de vegetais como hortícolas, frutos, cereais e leguminosas no dia-a-dia. Neste modelo incluem-se também os ovos, carne e peixe, embora em pequenas quantidades, tal como é apanágio do consumo tradicional do mediterrâneo.

Para mais informações sobre a alimentação vegetariana consulte, também, os nossos manuais: “Alimentação vegetariana em idade escolar” e “Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável”. 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: A inclusão de uma opção vegetariana nos menus das cantinas públicas volta à discussão no Parlamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais