Estou a ler:

A indústria alimentar parceira na redução do sal

Notícias

A indústria alimentar parceira na redução do sal

Certos setores da indústria alimentar portuguesa estão a dar passos largos no sentido da apresentação de alimentos mais saudáveis com menos sal e açúcar. Neste caso, parabéns à indústria conserveira que alia sabor e tradição com saúde à mesa.

sardinhas

O consumo excessivo de sal é muito provavelmente um dos principais problemas de saúde pública em Portugal. O excesso de sal na nossa alimentação está intimamente relacionado com o desenvolvimento de hipertensão arterial e com certos cancros, como é o caso do cancro do estômago.

Infelizmente, o consumo de sal em Portugal ronda os 10g/dia quando não devia ultrapassar os 5g/dia.

Para além do reconhecimento crescente por parte da população deste problema, é fundamental que quem produz alimentos e os disponibiliza à mesa tenha consciência do papel central que pode ter na melhoria da saúde de milhões de portugueses. Estima-se que possam existir mais de 3 milhões de portugueses hipertensos.

Certos setores da indústria portuguesa estão a dar passos largos neste sentido e a tornarem-se mais competitivos na grande arena global do negócio alimentar. Outros, escondidos por de trás das desculpas da proteção da tradição ou da segurança dos alimentos, têm recusado este caminho, que é um caminho europeu e mundial, no sentido de alimentos mais saudáveis com menos sal e açúcar.

Um dos setores mais tradicionais da indústria alimentar nacional, está a dar passo seguros no sentido da produção de alimentos recorrendo à pesca sustentável, de proximidade e com menos sal. Algo que se pensaria tecnologicamente difícil há anos é agora modificado com a apresentação de conservas de peixe com menos de 0,20g de sal por 100g de peso escorrido ! Uma quantidade bastante inferior a outras conservas que mesmo assim já têm vindo a diminuir o sal adicionado.  Neste caso, sardinhas com proteína de qualidade, com gordura de elevada qualidade (monoinsaturada do azeite e uma boa fonte de Ómega-3 da sardinha) e ainda Vit. D, para além das demais vitaminas e minerais presentes neste preparado.

Excelentes notícias, para os hipertensos, mas também para todos aqueles que procuram, cada vez mais, saúde e o sabor da nossa tradição à mesa.

 

Nota

O PNPAS e o Blog Nutrimento ou seus autores não possuem, no momento da publicação, qualquer relação com os produtos ou as empresas mencionadas neste texto, nem publicitam produtos a pedido. Ocasionalmente mencionamos boas práticas, quando consideramos importante a sua divulgação.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: A indústria alimentar parceira na redução do sal

Um comentário a “A indústria alimentar parceira na redução do sal”

  1. Carlos Rosete diz:

    Todas as iniciativas que tenham por objetivo a redução de sal, por parte da indústria alimentar, são importantes! No entanto, a redução do teor de açúcar é muito mais importante, uma vez que, na minha opinião, é um dos ingredientes mais tóxicos e prejudiciais para a saúde!!!
    https://www.facebook.com/atelieralimentacaosaudavel/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais