Estou a ler:

Água, a sua bebida de eleição – Dia Mundial da Água

Notícias

Água, a sua bebida de eleição – Dia Mundial da Água

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Água. A água é um bem essencial à vida que deve ser acessível a todos nós. Conheça a campanha águapública do PNPAS e participe. Saiba mais.

Dia mundial da água 2018

Dia Mundial da Água

Hoje, dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água.

A água é um bem essencial à vida, representando cerca de 60-70% da composição corporal e, por isso, deve ser preservada e valorizada. A água é o principal constituinte celular, encontrando-se envolvida no transporte dos nutrientes e em inúmeras reações metabólicas do organismo.

A ingestão insuficiente de água compromete a regulação da temperatura corporal, o normal funcionamento dos órgãos e o desempenho físico e cognitivo. 

A água está no centro da roda dos Alimentos. Hoje sabemos que quem bebe maiores quantidades de água diariamente, ingere em média menos energia, consome menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos sal e colesterol.

A água está presente em grandes quantidades na fruta, nos hortícolas, no leite ou em preparados como a sopa. Portugal tem também excelentes água minerais, desde Monchique no Algarve a Vidago no extremo norte do nosso país. E a água da rede pública em Portugal é de boa qualidade e pode ser uma forma adequada e acessível de promover a saúde e bem-estar dos cidadãos.

Mas para que o consumo de água aumente é necessário que existam pontos de água acessíveis e a funcionar nos locais públicos. Desde passeios e recintos escolares, universidades e até locais públicos como estações de comboio, metro, praias, aeroportos ou centros comerciais.

E que exista uma vontade e responsabilização das entidades que fazem a gestão destes espaços para disponibilizar e promover o consumo de água ao longo do dia.

Desta forma, o PNPAS lançou no ano passado a campanha #águapública que promove o consumo de água da rede pública através de bebedouros e que conta com 80 participações a nível nacional, no qual ainda pode participar com o seu contributo.

Lembre-se da água, mantenha-se hidratado.