Estou a ler:

Alimentação saudável no ensino superior | selo excelência

Notícias

Alimentação saudável no ensino superior | selo excelência

O projeto Selo Excelência “Alimentação Saudável no Ensino Superior” surge no âmbito do PNPAS e da EIPAS, e pretende conceder uma distinção pública, através da atribuição de uma menção distintiva, às universidades que promovam uma alimentação saudável. Saiba mais aqui.

Selo universidades

“Alimentação Saudável no Ensino Superior”

O projeto Selo Excelência “Alimentação Saudável no Ensino Superior” surge no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), que pretende dar cumprimento a uma das medidas da EIPAS, nomeadamente “Promover iniciativas que incentivem a alimentação saudável junto da população universitária”.

Esta iniciativa pretende conceder uma distinção pública, através da atribuição de uma menção distintiva, às universidades que promovam uma alimentação saudável e cumpram um conjunto de requisitos no âmbito da modificação da oferta alimentar das suas instituições.  É uma iniciativa pioneira a nível europeu e que resulta da experiência desenvolvida na DGS e na estratégia alimentar nacional nos últimos anos e ainda do trabalho mais recentemente desenvolvido pela Universidade do Porto.

Como aderir?

O processo de candidatura ao projeto Selo Excelência “Alimentação Saudável no Ensino Superior” é voluntário. As instituições de ensino superior que pretendam aderir ao Selo deverão candidatar-se até ao dia 15 de setembro de 2019, através do envio de um email de manifestação de interesse para o seguinte endereço: alimentacaosaudaveles@dgs.min-saude.pt

Pode consultar os critérios e procedimentos para a atribuição do Selo aqui.

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Alimentação saudável no ensino superior | selo excelência

Um comentário a “Alimentação saudável no ensino superior | selo excelência”

  1. Carlos Rosete diz:

    Bom dia!
    Seria útil, pertinente e extremamente importante, a criação a criação/ desenvolvimento de um projeto similar ao nível das refeições escolares nos Municípios.
    Fica aqui a sugestão…
    Carlos Rosete | Engº Alimentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais