Estou a ler:

Alimentação vegetariana nas escolas do Algarve

Notícias

Alimentação vegetariana nas escolas do Algarve

Realiza-se no próximo dia 18 de abril, na Escola EB1 da Fonte Santa, em Quarteira, o Seminário «Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva», destinado a diretores de escola, professores, encarregados de educação, cozinheiros e pessoal auxiliar de cozinha, bem como aos alunos de toda a região do Algarve. Saiba mais sobre este evento.

seminário

Realiza-se no próximo dia 18 de abril, na Escola EB1 da Fonte Santa, em Quarteira, o Seminário «Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva», destinado a diretores de escola, professores, encarregados de educação, cozinheiros e pessoal auxiliar de cozinha, bem como aos alunos de toda a região do Algarve. O evento conta ainda com um showcooking e almoço vegetariano confecionado pela Chefe Susana Ferreira, em articulação com o Curso Profissional de Técnico de Restauração Cozinha-Pastelaria do Agrupamento Escolar Dr.ª Laura Ayres e com o apoio técnico da Nutricionista Sandra Gomes da Silva, co-autora do Manual da DGS: Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: Princípios Base.

Este grupo etário é muito frágil nesta fase de crescimento e desenvolvimento e necessita de cuidados alimentares especiais, daí que acompanhemos de perto esta situação, dando um apoio particular e informação detalhada a famílias que optem por este tipo de alimentação.

A DGS e o PNPAS promovem um modelo de consumo alimentar tendo por base a Roda dos Alimentos, com a presença maioritária de vegetais como hortícolas e frutos, preferencialmente da época, cereais e leguminosas no dia-a-dia. Neste modelo alimentar incluem-se também os ovos, carne e peixe, embora em pequenas quantidades, tal como é apanágio do consumo tradicional do mediterrâneo. As famílias que quiserem fazer refeições sem carne deverão ter em atenção alguns cuidados alimentares, descritos no nosso manual: Alimentação vegetariana em idade escolar, e ter um acompanhamento individualizado nos primeiros tempos.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Alimentação vegetariana nas escolas do Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 23 maio, 2022

    Abertura Concurso Público para o Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal

    Encontra-se aberto um Concurso Público para a aquisição de serviços para a realização do “Estudo de avaliação do Regime Escolar em Portugal (2017/2018 a 2022/2023)” para a Direção-Geral da Saúde, de acordo com as especificidades exigidas no artigo 13º da Portaria nº 113/2018, e dos artigos 8º do Regulamento (UE) 2017/39, da Comissão, de 3 de […]

    Ler mais
  • 3 maio, 2022

    OMS publicou hoje o WHO European Regional Obesity Report 2022

    A OMS publicou hoje um importante relatório (WHO European Regional Obesity Report 2022) sobre o estado da obesidade na região Europeia. Neste relatório publicado hoje pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, a OMS destaca que a prevenção e controlo da obesidade deve centrar-se numa estratégia de prevenção […]

    Ler mais
  • 19 abril, 2022

    EFSA’s scientific advice related to nutrient profiling

    A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou hoje a Opinião Científica sobre perfis nutricionais que pretende apoiar a tomada de decisão da Comissão Europeia sobre o modelo simplificado de rotulagem nutricional a adotar na União Europeia e sobre as condições para restringir a presença de alegações nutricionais e de saúde nos alimentos.

    Ler mais