Estou a ler:

Alimentação vegetariana nas escolas do Algarve

Notícias

Alimentação vegetariana nas escolas do Algarve

Realiza-se no próximo dia 18 de abril, na Escola EB1 da Fonte Santa, em Quarteira, o Seminário «Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva», destinado a diretores de escola, professores, encarregados de educação, cozinheiros e pessoal auxiliar de cozinha, bem como aos alunos de toda a região do Algarve. Saiba mais sobre este evento.

seminário

Realiza-se no próximo dia 18 de abril, na Escola EB1 da Fonte Santa, em Quarteira, o Seminário «Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva», destinado a diretores de escola, professores, encarregados de educação, cozinheiros e pessoal auxiliar de cozinha, bem como aos alunos de toda a região do Algarve. O evento conta ainda com um showcooking e almoço vegetariano confecionado pela Chefe Susana Ferreira, em articulação com o Curso Profissional de Técnico de Restauração Cozinha-Pastelaria do Agrupamento Escolar Dr.ª Laura Ayres e com o apoio técnico da Nutricionista Sandra Gomes da Silva, co-autora do Manual da DGS: Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: Princípios Base.

Este grupo etário é muito frágil nesta fase de crescimento e desenvolvimento e necessita de cuidados alimentares especiais, daí que acompanhemos de perto esta situação, dando um apoio particular e informação detalhada a famílias que optem por este tipo de alimentação.

A DGS e o PNPAS promovem um modelo de consumo alimentar tendo por base a Roda dos Alimentos, com a presença maioritária de vegetais como hortícolas e frutos, preferencialmente da época, cereais e leguminosas no dia-a-dia. Neste modelo alimentar incluem-se também os ovos, carne e peixe, embora em pequenas quantidades, tal como é apanágio do consumo tradicional do mediterrâneo. As famílias que quiserem fazer refeições sem carne deverão ter em atenção alguns cuidados alimentares, descritos no nosso manual: Alimentação vegetariana em idade escolar, e ter um acompanhamento individualizado nos primeiros tempos.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Alimentação vegetariana nas escolas do Algarve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais