Apresentação Nacional do Projeto “O Prato Certo” – “Alimentação saudável, apetitosa e económica”

No âmbito do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA), decorreu hoje, 11 de janeiro de 2019, a apresentação nacional do Observatório e da sua campanha “O Prato Certo”,  no Mercado de Arroios, em Lisboa.
Organizado pela Associação In Loco com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS), este evento pretendeu apresentar à comunidade e aos media – para disseminação nacional – os principais produtos, ferramentas e metodologias do projeto-piloto desenvolvido no Algarve em parceria com a Universidade do Algarve, a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Associação de Municípios do Algarve e o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro, unidas no combate contra a insegurança alimentar, em prol do direito a uma alimentação saudável, deliciosa e económica, baseada nos princípios do estilo de vida mediterrânico.

Dra. Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, na apresentação Nacional do evento “O Prato Certo”

Neste evento foi abordada pelas entidades convidadas a temática “A importância estratégica da promoção de uma alimentação adequada: saudável, económica e deliciosa” e apresentado o trabalho exemplar realizado no Algarve: Campanha de educação alimentar “O Prato Certo”; Estudo sobre a insegurança alimentar; Livro de Receitas; Guião de Educação Alimentar; Vídeo motivacional; Plataforma Web.

Com este projeto foi possível definir, implementar e avaliar, na região do Algarve, um projeto piloto de monitorização e avaliação da (in)segurança alimentar, passível de replicação noutras regiões do país, tendo por base os objetivos do PNPAS/DGS e  ARS Algarve, privilegiando os princípios da Dieta Mediterrânica.

Dra. Raquel Duarte , Secretária de Estado da Saúde, na apresentação Nacional do evento “O Prato Certo”

Estamos em crer que esta iniciativa inovadora, que promove o combate à desigualdade em saúde através da promoção do conhecimento e saber fazer local e que capacita as populações para o consumo da alimentação mediterrânica será replicada em outras regiões do país como um exemplo e modelo de excelência.

Consulte mais informações sobre este projeto em www.pratocerto.pt 

1 Comentário , Adicione o seu

  1. Muitos parabéns a toda a Equipa do Projecto!
    Gostei muito da apresentação do projecto realizada dia 11 de Janeiro no Mercado de Arroios e o menú de degustação estava excelente! Obrigada!!!

    Maria Conceição de Vasconcelos Rosa a 12/01/2019 às 17:31

Comentar

Adicione o seu comentário:

Outros artigos com a tag: Famílias