Estou a ler:

Aprovados projetos de lei que limitam publicidade alimentar dirigida a crianças

Notícias

Aprovados projetos de lei que limitam publicidade alimentar dirigida a crianças

Foram, esta manhã, aprovados em Parlamento os projetos de lei do PS, PEV e PAN que propõem alterações ao Código de Publicidade. Em discussão no plenário estiveram as restrições à publicidade de alimentos e bebidas com elevado teor de sal, açúcares e gorduras dirigida a menores. Saiba mais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Foram, esta manhã, aprovados em Parlamento os projetos de lei do PS, PEV e PAN que propõem alterações ao Código de Publicidade. Em discussão no plenário estiveram as restrições à publicidade de alimentos e bebidas com elevado teor de sal, açúcares e gorduras dirigida a menores.

Com o objetivo de atuar no sentido preventivo, o projeto propõe a proibição da publicidade a este tipo de alimentos em escolas do ensino básico e secundário, bem como num raio de 500 metros, e em publicações, programas, atividades ou páginas de internet destinadas a menores.

As restrições abrangem também os anúncios de rádio e a televisão, nos 30 minutos anteriores e posteriores a programas infantis, ou cujas audiências tenham um mínimo de 20% de audiência inferior a 12 anos, e em eventos (desportivos, culturais, recreativos, entre outros) em que participem menores. A proposta de lei obriga ainda os anunciantes de produtos considerados de pouco valor nutricional e dirigidos a crianças a apostarem numa publicidade “clara e objetiva”, proibindo-os de relacionarem o consumo dos seus produtos com potenciais benefícios.

Pode consultar os projetos de lei aqui.

Imagem retirada de Francisco Ramos. 
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Aprovados projetos de lei que limitam publicidade alimentar dirigida a crianças

Um comentário a “Aprovados projetos de lei que limitam publicidade alimentar dirigida a crianças”

  1. Carlos Rosete diz:

    Já estamos em Julho/2016! A notícia é de Fevereiro/2016…
    O que mudou?
    A saúde das nossas crianças não parece ser de muita importância?!?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais