Estou a ler:

Avaliação do risco nutricional de todos doentes internados nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde

Manuais PNPAS

Avaliação do risco nutricional de todos doentes internados nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde

As ferramentas de avaliação do risco nutricional e respetivas funcionalidades tecnológicas que permitem auxiliar a implementação da avaliação sistemática do risco nutricional a todos os doentes admitidos nas unidades hospitalares, tal como determina o Despacho n.º 6634/2018, vão ser hoje ativadas na plataforma informática do Sistema Clínico Hospitalar (SClínico Hospitalar) permitindo assim o alargamento da implementação da avaliação do risco nutricional a todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Saiba mais aqui.

rastreio nutricional

Avaliação do risco nutricional

As ferramentas de avaliação do risco nutricional e respetivas funcionalidades tecnológicas que permitem auxiliar a implementação da avaliação sistemática do risco nutricional a todos os doentes admitidos nas unidades hospitalares, tal como determina o Despacho n.º 6634/2018, vão ser hoje ativadas na plataforma informática do Sistema Clínico Hospitalar (SClínico Hospitalar) permitindo assim o alargamento da implementação da avaliação do risco nutricional a todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

A implementação desta avaliação sistemática do risco nutricional iniciou-se no passado mês de abril em duas unidades piloto, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) e será hoje alargada a todas as unidades hospitalares do SNS.

A avaliação do risco nutricional é um passo essencial para a implementação de uma estratégia de combate à desnutrição hospitalar, uma condição que se estima que possa estar presente em 20% a 50% dos doentes internados. A identificação precoce dos doentes com desnutrição ou em risco é essencial para promover o suporte nutricional adequado à sua recuperação.

A implementação de uma identificação precoce do risco nutricional irá trazer ganhos em termos de qualidade de vida e na recuperação do estado de saúde, podendo ainda contribuir para reduzir úlceras de pressão e reduzir custos, uma vez que a desnutrição está associada a internamentos mais longos, afetando sobretudo cidadãos mais idosos.

Para apoiar a implementação da avaliação sistemática do risco nutricional estão disponíveis dois documentos. Um Manual de utilizador da SPMS que descreve todas as novas funcionalidades do SClínico Hospitalar que foram desenvolvidas com o objetivo de auxiliar a implementação da avaliação do risco nutricional e um Manual Técnico de apoio a implementação desta avaliação, desenvolvido pela da Direção-Geral da Saúde. Este documentos são também o resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho criado pelo Despacho n.º 6691/2019 da Secretária de Estado da Saúde, para o acompanhamento, avaliação e monitorização da implementação das ferramentas de identificação de risco nutricional previstas no Despacho n.º 6634/2018, de 28 de junho, constituído por representantes das duas unidades hospitalares piloto (ULSAM, CHULC), Ordem dos Nutricionistas, ACSS, SPMS, DGS e Gabinete da Secretária de Estado da Saúde.