Estou a ler:

Bebidas alcoólicas e o aumento de peso no verão

Notícias

Bebidas alcoólicas e o aumento de peso no verão

Durante a época do verão são vários os incentivos ao consumo de álcool. O ambiente mais relaxado e o calor dão uma ajuda. Contudo, muitas pessoas não sabem que as bebidas alcoólicas contêm valores elevados de calorias. Saiba mais.

bebidas

Durante a época do verão são vários os incentivos ao consumo de álcool. O ambiente mais relaxado e o calor dão uma ajuda. Contudo, muitas pessoas não sabem que as bebidas alcoólicas contêm valores elevados de calorias. O álcool contém cerca de 7 kcal por grama tornando-o um fornecedor de energia adicional. Mas ao contrário dos alimentos, o álcool fornece aquilo a que designamos por “calorias vazias”, ou seja, calorias adicionais sem nutrientes, pelo que o seu consumo deve ser feito com moderação.

Um copo de vinho branco, com cerca de 250 ml pode fornecer 180 kcal, o equivalente a 2 rissóis de camarão. E um cocktail de verão como uma Pina Colada pode conter 245 kcal, o equivalente a um cheeseburguer. No entanto, são ainda poucas as pessoas que conhecem esta informação, pois nos rótulos das bebidas alcoólicas não se disponibiliza informação sobre a composição nutricional.

Estima-se que no Reino Unido, 10% do total de calorias ingerido tenha origem no consumo de bebidas alcoólicas. Portugal é um dos países da Europa em que ocorre maior consumo de álcool. Este é feito sobretudo sob a forma de vinho (55%), cerveja (31%) e bebidas espirituosas (11%). Verificando-se um consumo superior nos homens.

As bebidas destiladas (gin, vodka, rum, whisky), com maior teor alcoólico, são aquelas que apresentam valores energéticos superiores. Comparativamente, a cerveja é a bebida que apresenta um valor energético inferior, no entanto, por norma o seu consumo, em volume é mais elevado. O consumo de 4 a 5 cervejas fornece 232 e 290 kcal, respetivamente. O mesmo acontece com o vinho, em que 3 copos de vinho branco (750 ml) rondam as 540 kcal.

álcool calorias

Fonte: tabela de composição de alimentos Portuguesa, 2006

Lembre-se que algumas bebidas podem incluir outros componentes como refrigerantes, sumos e açúcar que podem aumentar substancialmente o seu teor energético. É o caso do gin tónico (gin e água tónica); cuba livre (rum e cola) entre outras.

No verão, uma hidratação adequada é também muito importante pelo que o consumo de bebidas com elevado teor de álcool pode dar uma falsa sensação de estar a “matar a sede” quando de facto, pode estar a aumentar a desidratação. O álcool tem um efeito diurético, estimando-se que por cada grama de álcool consumido sejam excretados 10 ml de água através da urina.

Desfrute da sua bebida com moderação e não se esqueça de beber água quando consumir uma bebida alcoólica, em particular no verão.

Imagem retirada de Guilherme Batimarchi 
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Bebidas alcoólicas e o aumento de peso no verão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais