Estou a ler:

Bebidas alcoólicas e o aumento de peso no verão

Notícias

Bebidas alcoólicas e o aumento de peso no verão

Durante a época do verão são vários os incentivos ao consumo de álcool. O ambiente mais relaxado e o calor dão uma ajuda. Contudo, muitas pessoas não sabem que as bebidas alcoólicas contêm valores elevados de calorias. Saiba mais.

bebidas

Durante a época do verão são vários os incentivos ao consumo de álcool. O ambiente mais relaxado e o calor dão uma ajuda. Contudo, muitas pessoas não sabem que as bebidas alcoólicas contêm valores elevados de calorias. O álcool contém cerca de 7 kcal por grama tornando-o um fornecedor de energia adicional. Mas ao contrário dos alimentos, o álcool fornece aquilo a que designamos por “calorias vazias”, ou seja, calorias adicionais sem nutrientes, pelo que o seu consumo deve ser feito com moderação.

Um copo de vinho branco, com cerca de 250 ml pode fornecer 180 kcal, o equivalente a 2 rissóis de camarão. E um cocktail de verão como uma Pina Colada pode conter 245 kcal, o equivalente a um cheeseburguer. No entanto, são ainda poucas as pessoas que conhecem esta informação, pois nos rótulos das bebidas alcoólicas não se disponibiliza informação sobre a composição nutricional.

Estima-se que no Reino Unido, 10% do total de calorias ingerido tenha origem no consumo de bebidas alcoólicas. Portugal é um dos países da Europa em que ocorre maior consumo de álcool. Este é feito sobretudo sob a forma de vinho (55%), cerveja (31%) e bebidas espirituosas (11%). Verificando-se um consumo superior nos homens.

As bebidas destiladas (gin, vodka, rum, whisky), com maior teor alcoólico, são aquelas que apresentam valores energéticos superiores. Comparativamente, a cerveja é a bebida que apresenta um valor energético inferior, no entanto, por norma o seu consumo, em volume é mais elevado. O consumo de 4 a 5 cervejas fornece 232 e 290 kcal, respetivamente. O mesmo acontece com o vinho, em que 3 copos de vinho branco (750 ml) rondam as 540 kcal.

álcool calorias

Fonte: tabela de composição de alimentos Portuguesa, 2006

Lembre-se que algumas bebidas podem incluir outros componentes como refrigerantes, sumos e açúcar que podem aumentar substancialmente o seu teor energético. É o caso do gin tónico (gin e água tónica); cuba livre (rum e cola) entre outras.

No verão, uma hidratação adequada é também muito importante pelo que o consumo de bebidas com elevado teor de álcool pode dar uma falsa sensação de estar a “matar a sede” quando de facto, pode estar a aumentar a desidratação. O álcool tem um efeito diurético, estimando-se que por cada grama de álcool consumido sejam excretados 10 ml de água através da urina.

Desfrute da sua bebida com moderação e não se esqueça de beber água quando consumir uma bebida alcoólica, em particular no verão.

Imagem retirada de Guilherme Batimarchi 
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Bebidas alcoólicas e o aumento de peso no verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 22 junho, 2022

    Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative

    Vai ser hoje apresentada a "Healthier Together - EU Non-communicable diseases initiative" pela Comissão Europeia. Esta iniciativa abrange cinco áreas principais, entre as quais a área dos determinantes da saúde, onde se insere a área da alimentação e da nutrição, e identifica um conjunto de políticas eficazes e boas práticas que foram selecionadas pelos Estados-Membros e pelas diferentes partes interessadas envolvidas neste processo.

    Ler mais
  • Nova iniciativa da UE | Sistema alimentar sustentável

    Encontra-se em consulta pública a nova iniciativa da União Europeia que visa tornar o sistema alimentar da UE sustentável e integrar a sustentabilidade em todas as políticas relacionadas com a alimentação. O período de consulta pública termina no dia 21 Julho 2022. 

    Ler mais
  • 18 junho, 2022

    PNPAS no Policy Symposium on NCD Prevention

    O PNPAS enquanto coordenador do work package na área da redução do marketing alimentar dirigido a crianças da EU Joint Action Best-ReMaP esteve presente em várias sessões do Policy Symposium on NCD Prevention, que decorreu entre os dias 14 e 16 de junho em Bruxelas.

    Ler mais