Estou a ler:

Bebidas energéticas | Riscos e Alimentos ASAE

Notícias

Bebidas energéticas | Riscos e Alimentos ASAE

Leia aqui importante estudo sobre os efeitos das bebidas energéticas na saúde dos adolescentes em Portugal

bebidas energéticas, blog

Na edição de Dezembro da publicação “Riscos e Alimentos” da ASAE,  é apresentado um estudo em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, intitulado:

“Avaliação do risco da exposição a substâncias estimulantes (cafeína, taurina e glucoronolactona) em adolescentes do distrito de Lisboa”.

Neste estudo foram avaliadas 23 escolas com adolescentes dos 10 aos 18 anos da região de Lisboa.  O objetivo foi estimar a exposição às substâncias ativas (cafeína, taurina e glucoronolactona), nos diferentes grupos, do consumo de bebidas “energéticas” e a contribuição do consumo de bebidas “energéticas” para a exposição total diária à cafeína.

As designadas bebidas “energéticas” são refrigerantes com elevado teor de cafeína a que são adicionados outras substâncias, como a taurina, glucoronolactona, guaraná, giseng, vitaminas, entre outros. Em média, o teor de cafeína por lata (250 ml) equivale aproximadamente ao teor de cafeína presente em dois cafés expresso ou em duas latas de refrigerante de extrato vegetal (colas).”

O consumo de bebidas “energéticas” em combinação com álcool têm sido um fator para a ocorrência de vários episódios fatais, o que tem chamado a atenção das Entidades regulamentadoras e da comunidade científica, por todo o mundo.

A sua associação com álcool e o consumo durante o exercício físico deve ser evitado.

Segundo este trabalho, deverá ser evitado o consumo destas bebidas por grupos sensíveis da população (indivíduos com doenças cardiovasculares, gastrointestinais, hipertensão, insónias, transtorno de ansiedade e perturbações psiquiátricas) e grupos de risco como crianças e adolescentes, mulheres grávidas e lactantes, mais propensos aos efeitos adversos ou tóxicos da cafeína.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Bebidas energéticas | Riscos e Alimentos ASAE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos Relacionados

  • 26 November, 2024

    Abertura de Concurso para projetos no âmbito do PNPAS

    Encontra-se aberto um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como como finalidade contribuir para uma melhor resposta das instituições de saúde e dos seus profissionais para o aconselhamento para uma alimentação saudável a populações migrantes.

    Ler mais
  • 25 October, 2024

    Guia para influenciadores digitais sobre boas práticas na comunicação sobre alimentação infantil

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral do Consumidor (DGC) lançaram um novo Guia para Influenciadores Digitais que pretende ser uma ferramenta de apoio para a comunicação de conteúdos relacionados com os substitutos do leite materno e de alimentos para bebés em ambiente digital. Este guia surge tendo em conta a importância da alimentação […]

    Ler mais
  • 12 September, 2024

    10 (+1) recomendações para que uma alimentação saudável no regresso às aulas

    No dia em que milhares de crianças regressam à escola, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em conjunto com a Direção-Geral da Educação, publicam um guia com 10 (+1) recomendações para uma alimentação saudável no regresso às aulas.

    Ler mais