Estou a ler:

“Cabaz do Peixe” – Do Pescador para Si

Notícias

“Cabaz do Peixe” – Do Pescador para Si

O “Cabaz do peixe” tem como objetivo promover uma venda mais direta entre pescadores e consumidores. Pretende reduzir também as rejeições de espécies de baixo valor comercial na pesca artesanal de Sesimbra, através da venda das suas capturas sob a forma de Cabaz diretamente da lota aos consumidores. Saiba mais sobre este projeto.

cabaz

O “Cabaz do peixe” tem como objetivo promover uma venda mais direta entre pescadores e consumidores. Pretende reduzir também as rejeições de espécies de baixo valor comercial na pesca artesanal de Sesimbra, através da venda das suas capturas sob a forma de Cabaz diretamente da lota aos consumidores.

O conceito é baseado no “Community-Supported Fisheries”, em que é feita a venda direta do pescador ao consumidor (sem intermediários), e aplica ao comércio de peixe fresco o conceito de cabaz de produtos hortofrutícolas utilizado em Portugal pelo Projeto Prove.

É um projeto desenvolvido pela Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Centro Sul, com o apoio do Programa Operacional Pesca e tem como parceiros a Câmara Municipal de Sesimbra, Docapesca, Mútua dos Pescadores, Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e Liga para a Proteção da Natureza.

O projeto é considerado inovador e diferenciador uma vez que promove a redução das rejeições, cumprindo a nova Política Comum de Pescas; aplica em Portugal o conceito de venda de peixe fresco em cabaz; promove uma cadeia de valor curta entre pescador e consumidor; promove o envolvimento de uma Associação de Pesca Artesanal (não classificada como Organização de Produtores) na comercialização das capturas dos seus sócios e promove a valorização da pesca artesanal sem aumentar o esforço da pesca, sendo atualmente detentor de uma Menção Honrosa na 4ª Edição do Prémio Nacional Agricultura 2015 e candidato ao 2º Concurso do PROMAR.

O “Cabaz do Peixe” começou as suas entregas em Junho de 2015, e atualmente realiza um total de cerca de 93 entregas semanais entre as localidades de Sampaio, Quinta do Conde, Palmela, e mais recentemente, na Arrentela, Concelho do Seixal.

Um projeto inovador na promoção da pesca artesanal sustentável e na promoção do consumo de pescado.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: “Cabaz do Peixe” – Do Pescador para Si

Um comentário a ““Cabaz do Peixe” – Do Pescador para Si”

  1. Avelino Freitas diz:

    Como é possivel, não divulgar a Norte, esta excelente iniciativa? As “compradoras” compram o peixe, oriundo da pesca artesanal, a preços indecorosos, atravessam a rua e multiplicam o kg, por …5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais
  • 27 Julho, 2023

    DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023

    “Mantém-te hidratado!” e “Alimenta-te bem e em segurança!” são duas das campanhas produzidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com divulgação junto dos peregrinos através da redes sociais e aplicação da JMJ, e nas plataformas da DGS, estes materiais destacam a importância da alimentação e da hidratação durante um período do ano em que ocorrem frequentemente temperaturas muito elevadas em Portugal. Foi também produzido o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa” que pretende dar a conhecer a cultura alimentar portuguesa.

    Ler mais