Estou a ler:

Cabo Verde – Na linha da frente na proteção alimentar das crianças

Notícias

Cabo Verde – Na linha da frente na proteção alimentar das crianças

O Governo de Cabo Verde acaba de aprovar legislação que proíbe , nas escolas públicas do ensino básico e pré-escolar, e num raio de 200 metros à sua volta, a comercialização, confecção e distribuição de bebidas com baixo valor nutricional e produtos que acarretem riscos para a saúde ou segurança alimentar das crianças. Saiba mais.

Cabo verde

A venda de produtos alimentares de má qualidade nutricional nos cafés à volta das escolas é uma realidade.

Num gesto sem precedentes, mesmo para a maioria dos países europeus, o Governo de Cabo Verde acaba de aprovar legislação que proíbe, nas escolas públicas do ensino básico e pré-escolar, e num raio de 200 metros à sua volta, a comercialização, confecção e distribuição de bebidas com baixo valor nutricional e produtos que acarretem riscos para a saúde ou segurança alimentar das crianças.

O diploma proíbe, igualmente, a publicidade comercial nas escolas, como contrapartida do financiamento ou patrocínio de atividades escolares, por parte das empresas que produzem e/ou comercializam aqueles produtos. Desta forma, e a lei a ser integralmente implementada, coloca Cabo Verde na linha da frente internacional na promoção da alimentação saudável a nível escolar.

Ver mais sobre este assunto aqui  e um interessante artigo científico sobre o assunto aqui .

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Cabo Verde – Na linha da frente na proteção alimentar das crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais