Estou a ler:

Cabo Verde – Na linha da frente na proteção alimentar das crianças

Notícias

Cabo Verde – Na linha da frente na proteção alimentar das crianças

O Governo de Cabo Verde acaba de aprovar legislação que proíbe , nas escolas públicas do ensino básico e pré-escolar, e num raio de 200 metros à sua volta, a comercialização, confecção e distribuição de bebidas com baixo valor nutricional e produtos que acarretem riscos para a saúde ou segurança alimentar das crianças. Saiba mais.

Cabo verde

A venda de produtos alimentares de má qualidade nutricional nos cafés à volta das escolas é uma realidade.

Num gesto sem precedentes, mesmo para a maioria dos países europeus, o Governo de Cabo Verde acaba de aprovar legislação que proíbe, nas escolas públicas do ensino básico e pré-escolar, e num raio de 200 metros à sua volta, a comercialização, confecção e distribuição de bebidas com baixo valor nutricional e produtos que acarretem riscos para a saúde ou segurança alimentar das crianças.

O diploma proíbe, igualmente, a publicidade comercial nas escolas, como contrapartida do financiamento ou patrocínio de atividades escolares, por parte das empresas que produzem e/ou comercializam aqueles produtos. Desta forma, e a lei a ser integralmente implementada, coloca Cabo Verde na linha da frente internacional na promoção da alimentação saudável a nível escolar.

Ver mais sobre este assunto aqui  e um interessante artigo científico sobre o assunto aqui .

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Cabo Verde – Na linha da frente na proteção alimentar das crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 20 Maio, 2023

    Portugal é o 8º país mais preparado para combater a obesidade

    Portugal é o 8.º país mais preparado para combater a obesidade, de acordo com o ranking World Obesity Atlas 2023, da World Obesity Federation, que analisa 183 países. O resultado deve-se ao conjunto de medidas de promoção da saúde que tem sido desenvolvido e que a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, destaca hoje, Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

    Ler mais
  • 19 Maio, 2023

    Novos dados da OMS Europa demonstram como a pandemia COVID-19 afetou os hábitos alimentares e de atividade física das crianças na Europa

    Foram hoje publicados e apresentados no Congresso Europeu de Obesidade (ECO 2023) novos resultados do estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) da OMS Europa, que descrevem os hábitos alimentares e de atividade física, o tempo de ecrã e outros aspetos relacionados com a saúde de crianças com idades entre os 6 e os 9 anos durante a pandemia COVID-19.

    Ler mais
  • recomendação de consumo de pescado nutrimento pnpas

    Recomendações para o consumo de pescado

    Foram publicadas esta semana as recomendações para o consumo de pescado para a população portuguesa. O consumo de pescado tem benefícios para a saúde, mas algumas espécies têm um teor de mercúrio elevado que pode representar riscos associados ao desenvolvimento cognitivo, sendo por isso de evitar o seu consumo em grupos vulneráveis como as grávidas, mulheres a amamentar e crianças pequenas. De acordo com estas recomendações, para estes grupos vulneráveis, o consumo de pescado entre 3 a 4 vezes por semana é o adequado, sendo que para a população em geral o consumo de pescado deverá ser mais frequente, até 7 vezes por semana.

    Ler mais