Estou a ler:

A caridade alimentar em Portugal

Notícias

A caridade alimentar em Portugal

As famílias mais carenciadas não lutam apenas contra a fome, como acontece infelizmente em algumas partes do mundo. Aqui luta-se também contra um certo tipo de caridade que oferece comida de má qualidade nutricional, reciclada e resultado de uma sociedade que compra mais do que devia e que depois deita fora o que não lhe interessa. Saiba mais neste artigo de opinião.

visão

“As famílias mais carenciadas não lutam apenas contra a fome, como acontece infelizmente em algumas partes do mundo. Aqui luta-se também contra um certo tipo de caridade que oferece comida de má qualidade nutricional, reciclada e resultado de uma sociedade que compra mais do que devia e que depois deita fora o que não lhe interessa. “

“Sabendo tudo isto, e mais alguma coisa, é necessário continuar a agir. Agir com rapidez de maneira a que aqueles que realmente necessitam tenham apoio imediato. E garantindo também que esse apoio tenha qualidade. E é aqui que a discussão se pode centrar. O que se entende por um apoio de qualidade na área da assistência alimentar a pessoas carenciadas? O que deve contemplar e garantir?”

Portugal, deu recentemente passos neste sentido com a elaboração de cabazes alimentares nutricionalmente equilibrados para pessoas mais carenciadas fornecidos pela Segurança Alimentar e que já chegam a mais de 60 000 pessoas. Neste trabalho, os Ministérios da Saúde e da Segurança Social conjuntamente com a ASAE colaboraram de forma exemplar, sendo este esforço reconhecido a nível europeu. Ou com estratégias regionais de inovação e empreendedorismo social como a que aconteceu no Algarve através do programa “O Prato Certo” apoiada pela DGS, por ONG´s, pela Universidade do Algarve, ARS e pelas autarquias algarvias. Em todas estas atividades, a caridade avulsa tipo “sopa dos pobres” e das cantinas sociais (importante e muito necessária por vezes) foi substituída pela oferta alimentar nutricionalmente adequada e pelo ensinar de competências para a autonomia e capacitação das pessoas mais carenciadas com monitorização pública e com o prestar de contas.

Um artigo para ler nesta edição da revista Visão.

 

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: A caridade alimentar em Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais