Estou a ler:

Castanha – um tesouro nutricional a não perder neste São Martinho

Notícias

Castanha – um tesouro nutricional a não perder neste São Martinho

Desconhecidas para a maioria dos consumidores e também para muitos profissionais de saúde, as castanhas são um verdadeiro tesouro do ponto de vista nutricional. Na semana de São Martinho lembre-se das castanhas. Saiba mais aqui.

castanha sao martinho

Na semana de São Martinho e na boa tradição portuguesa não podem faltar as castanhas

Desconhecidas para a maioria dos consumidores e também para muitos profissionais de saúde, as castanhas são um verdadeiro tesouro do ponto de vista nutricional.

Dez castanhas assadas (84g) fornecem apenas 2g de gordura mas 17% da quantidade de fibra necessária diariamente e estão isentas de glutén, podendo substituir os cereais com glúten, fornecendo energia de qualidade para os doentes celíacos, por exemplo.

É uma fonte de nutrientes, nomeadamente vitaminas, minerais e compostos químicos protetores das células. Das vitaminas presentes na castanha é de realçar a vitamina C, vitamina B6 e ácido fólico. Quanto aos minerais, a castanha fornece cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, cobre, manganésio e selénio. Possui ainda diferentes fitoquímicos, nomeadamente, luteína e zeaxantina, e diversos compostos fenólicos que são importantes antioxidantes e protetores celulares.

A castanha é constituída maioritariamente por hidratos de carbono, dos quais se destacam quantidades apreciáveis de amiloses e amilopectinas. Estes polissacarídeos permitem o desenvolvimento da flora intestinal e a produção de ácidos gordos de cadeia curta. Para além disso, as substâncias indigeríveis (fibra) estimulam a presença de bactérias probióticas (Bifidobacterium e Lactobacillus) benéficas no intestino, contribuindo também para a regulação dos níveis de colesterol e da resposta de insulina. Quando comparada com frutos secos, a castanha apresenta menor teor calórico, uma vez que é pobre em gordura (e a gordura que contém é essencialmente polinsaturada) e não contém colesterol.

É um alimento muito versátil, em termos de confeção, podendo comer-se cozida com erva-doce, assada, como acompanhamento de pratos, substituindo o arroz, a massa ou a batata, na base de sopas ou na confeção de apetitosas sobremesas e bolos.

Aproveite esta época para experimentar um conjunto de receitas com abóbora que pode consultar aqui.

E lembre-se da coleção “Nutrimento sazonal” onde poderá conhecer mais características e benefícios nutricionais deste saudável alimento, típico desta altura.

 

Photo on <a href=”https://visualhunt.com/re2/d85cfb4c”>Visualhunt</a>
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Castanha – um tesouro nutricional a não perder neste São Martinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais
  • 27 Julho, 2023

    DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023

    “Mantém-te hidratado!” e “Alimenta-te bem e em segurança!” são duas das campanhas produzidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com divulgação junto dos peregrinos através da redes sociais e aplicação da JMJ, e nas plataformas da DGS, estes materiais destacam a importância da alimentação e da hidratação durante um período do ano em que ocorrem frequentemente temperaturas muito elevadas em Portugal. Foi também produzido o documento “Comer, beber e conviver à maneira portuguesa” que pretende dar a conhecer a cultura alimentar portuguesa.

    Ler mais