Estou a ler:

Catálogo Português de Nutrição V3.0

Notícias

Catálogo Português de Nutrição V3.0

A versão 3.0 do Catálogo Português de Nutrição (CPN) acaba de ser publicada pelo Centro de Terminologias Clínicas (CTC). Em paralelo, publicamos hoje o Documento de apoio ao CPN que pretende apresentar o racional utilizado para o desenvolvimento da 3ª versão do CPN, enquadrar os termos técnicos que compõem este catálogo no modelo de prestação de cuidados nutricionais e seus domínios de informação e ainda fomentar boas práticas de implementação do CPN V3.0.

Captura de ecrã 2022-03-08, às 09.22.00

A versão 3.0 do Catálogo Português de Nutrição (CPN) acaba de ser publicada pelo Centro de Terminologias Clínicas (CTC). Em paralelo, publicamos hoje o Documento de apoio ao CPN que pretende apresentar o racional utilizado para o desenvolvimento da 3ª versão do CPN, enquadrar os termos técnicos que compõem este catálogo no modelo de prestação de cuidados nutricionais e seus domínios de informação e ainda fomentar boas práticas de implementação do CPN V3.0 pelos sistemas de informação do Sistema de Saúde em Portugal, bem como pelos profissionais no contexto do registo clínico.

Sem conhecimento profundo da terminologia e uniformização da linguagem técnica não existe boa prática profissional. Ao harmonizar a utilização de terminologias clínicas para registo de informação nas instituições do Serviço Nacional de Saúde e também de todo o Sistema de Saúde melhoramos a qualidade de todo o sistema de informação. Foi com este objetivo que foi criado o Catálogo Português da Nutrição (CPN), ou seja com o objetivo de uniformizar o registo da prestação de cuidados especializados de nutrição nas aplicações informáticas do Sistema de Saúde em Portugal. O CPN permite codificar as observações/achados, o diagnóstico, os procedimentos e intervenções realizadas ou a realizar no âmbito da prestação de cuidados nutricionais. O processo de codificação é também de extrema importância para possibilitar a identificação de problemas nutricionais nos sistemas de informação em saúde e consequentemente para a sua caracterização e análise.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção Geral da Saúde é o Owner do Catálogo Português de Nutrição e desenvolveu a sua 3ª atualização (CPN V3.0) que depois foi submetido a um processo de auscultação e recolha de contributos de um painel de peritos, bem como a um processo de consulta pública.

Em paralelo, o PNPAS produziu um documento de apoio que pretende apresentar o racional utilizado para o desenvolvimento da 3ª versão do CPN, enquadrar os termos técnicos que compõem este catálogo no modelo de prestação de cuidados nutricionais e seus domínios de informação e ainda fomentar boas práticas de implementação do CPN V3.0 pelos sistemas de informação do Sistema de Saúde em Portugal, bem como pelos profissionais no contexto do registo clínico.

À semelhança de todos os Catálogos Semânticos da Saúde, o CPN utiliza a terminologia clínica internacional do Sistema de Codificação SNOMED CT. Porém, com o objetivo de adaptar a terminologia do CPN à prestação de cuidados especializados de nutrição, a Versão 3.0 do CPN foi desenvolvida através de um mapeamento da Nutrition Care Process Terminology (NCPT) para o SNOMED CT, sendo que quase todos os termos da NCPT que atualmente se encontram no SNOMED CT (atualização da edição internacional de julho de 2021) foram incluídos no CPN V3.0. Contudo, uma parte significativa da NCPT não se encontra ainda incluída no SNOMED CT, razão pela qual não foi possível que o CPN adotasse esta terminologia na íntegra. Assim, o CPN 3.0 não integra ainda a totalidade dos termos com relevância para a área da prestação de cuidados nutricionais.

O domínio desta linguagem é assim uma ferramenta essencial para todos os que trabalham na área das Ciências da Nutrição e que agora damos a conhecer.

O Catálogo Português de Nutrição V3.0 pode ser consultado no website do Centro de Terminologias Clínicas e o Documento de Apoio ao Catálogo Português de Nutrição (CPN V3.0) pode ser consultado aqui.

Catálogo Português de Nutrição V3.0
Documento de Apoio ao Catálogo Português de Nutrição (CPN V3.0)

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Catálogo Português de Nutrição V3.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 17 janeiro, 2023

    Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030

    Foi publicado hoje, pela Resolução de Conselho de Ministros N.º 3/2023, de 17 de janeiro , o Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030. Este plano considera o acesso a uma alimentação saudável com um dos seus objetivos estratégicos, identificando um conjunto de respostas a implementar para a garantia desse acesso às crianças e jovens.

    Ler mais
  • 20 dezembro, 2022

    Boas festas | Um feliz e saudável 2023

    O PNPAS deseja a todos umas Boas Festas e um Feliz e Saudável 2023.

    Ler mais
  • 16 novembro, 2022

    Resultados do Food-EPI Portugal e de mais 10 países europeus publicados na revista The Lancet Regional Health – Europe

    Foi hoje publicado o artigo “Policy implementation and priorities to create healthy food environments using the Healthy Food Environment Policy Index (Food-EPI): A pooled level analysis across eleven European countries” na revista The Lancet Regional Health - Europe, onde se descrevem os resultados principais do estudo que avaliou a implementação de políticas públicas e as prioridades para a criação de ambientes alimentares saudáveis em 11 países europeus, incluindo Portugal.

    Ler mais