Estou a ler:

Catálogo Português de Nutrição V3.0 em consulta pública

Notícias

Catálogo Português de Nutrição V3.0 em consulta pública

Está aberta a consulta pública ao documento que será a 3ª versão do Catálogo Português de Nutrição (CPN). O documento está acessível online, no website do Centro de Terminologias Clínicas, até ao dia 25 de dezembro de 2021. O CPN é um Catálogo Semântico da Saúde do Centro de Terminologias Clínicas (CTC) que pretende estabelecer uma […]

Catálogo Português de Nutrição

Está aberta a consulta pública ao documento que será a 3ª versão do Catálogo Português de Nutrição (CPN). O documento está acessível online, no website do Centro de Terminologias Clínicas, até ao dia 25 de dezembro de 2021.

O CPN é um Catálogo Semântico da Saúde do Centro de Terminologias Clínicas (CTC) que pretende estabelecer uma estrutura única e normalizada para o registo de termos na área da nutrição, em particular de termos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção nutricional, nas aplicações informáticas do Sistema de Saúde em Portugal. O CPN permite assim codificar as observações/achados, o diagnóstico, os procedimentos e intervenções realizadas ou a realizar no âmbito da prestação de cuidados nutricionais. O processo de codificação é importante para possibilitar a identificação de problemas nutricionais nos sistemas de informação em saúde e consequentemente para a sua caracterização e análise.

O CPN foi lançado pela primeira vez em 2016 e a primeira versão do catálogo foi desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela Ordem dos Nutricionistas, com contributos da Direção-Geral da Saúde (DGS). Atualmente o PNPAS é o Owner do Catálogo Português de Nutrição e desenvolveu a sua 3ª atualização (CPN V3.0).

Em paralelo ao CPN, o PNPAS desenvolveu um documento de apoio que tem como objetivo apresentar o racional que foi utilizado para o desenvolvimento da 3ª versão do CPN, enquadrar os termos que compõem este catálogo no modelo de prestação de cuidados nutricionais e seus domínios de informação e ainda fomentar boas práticas de implementação do CPN V3.0 pelos sistemas de informação do Sistema de Saúde em Portugal, bem como pelos profissionais no contexto do registo clínico.

Para a análise do CPN V3.0 podem ser consultados os seguintes documentos:

Documento do CPN V3.0
Conteúdo do CPN V3.0 (Excel)
Documento do PNPAS de apoio ao CPN V3.0

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Catálogo Português de Nutrição V3.0 em consulta pública

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 20 julho, 2022

    Recrutamento participantes | Estudo sobre a exposição das crianças e adolescentes ao marketing digital de alimentos e bebidas

    O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Europa e com o apoio do Instituto de Saúde Ambiental, está a fazer um estudo de enorme relevância em termos de saúde pública com o objetivo principal de avaliar a exposição ao marketing digital de alimentos e bebidas.

    Ler mais
  • 30 junho, 2022

    Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

    Encontra-se, desde hoje, em consulta pública a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), que inclui objetivos e estratégias relacionadas com a área da alimentação e da nutrição, que foram construídos em estreita colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro contempla […]

    Ler mais
  • 22 junho, 2022

    Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative

    Vai ser hoje apresentada a "Healthier Together - EU Non-communicable diseases initiative" pela Comissão Europeia. Esta iniciativa abrange cinco áreas principais, entre as quais a área dos determinantes da saúde, onde se insere a área da alimentação e da nutrição, e identifica um conjunto de políticas eficazes e boas práticas que foram selecionadas pelos Estados-Membros e pelas diferentes partes interessadas envolvidas neste processo.

    Ler mais