Estou a ler:

Catálogo Português de Nutrição V3.0 em consulta pública

Notícias

Catálogo Português de Nutrição V3.0 em consulta pública

Está aberta a consulta pública ao documento que será a 3ª versão do Catálogo Português de Nutrição (CPN). O documento está acessível online, no website do Centro de Terminologias Clínicas, até ao dia 25 de dezembro de 2021. O CPN é um Catálogo Semântico da Saúde do Centro de Terminologias Clínicas (CTC) que pretende estabelecer uma […]

Catálogo Português de Nutrição

Está aberta a consulta pública ao documento que será a 3ª versão do Catálogo Português de Nutrição (CPN). O documento está acessível online, no website do Centro de Terminologias Clínicas, até ao dia 25 de dezembro de 2021.

O CPN é um Catálogo Semântico da Saúde do Centro de Terminologias Clínicas (CTC) que pretende estabelecer uma estrutura única e normalizada para o registo de termos na área da nutrição, em particular de termos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção nutricional, nas aplicações informáticas do Sistema de Saúde em Portugal. O CPN permite assim codificar as observações/achados, o diagnóstico, os procedimentos e intervenções realizadas ou a realizar no âmbito da prestação de cuidados nutricionais. O processo de codificação é importante para possibilitar a identificação de problemas nutricionais nos sistemas de informação em saúde e consequentemente para a sua caracterização e análise.

O CPN foi lançado pela primeira vez em 2016 e a primeira versão do catálogo foi desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela Ordem dos Nutricionistas, com contributos da Direção-Geral da Saúde (DGS). Atualmente o PNPAS é o Owner do Catálogo Português de Nutrição e desenvolveu a sua 3ª atualização (CPN V3.0).

Em paralelo ao CPN, o PNPAS desenvolveu um documento de apoio que tem como objetivo apresentar o racional que foi utilizado para o desenvolvimento da 3ª versão do CPN, enquadrar os termos que compõem este catálogo no modelo de prestação de cuidados nutricionais e seus domínios de informação e ainda fomentar boas práticas de implementação do CPN V3.0 pelos sistemas de informação do Sistema de Saúde em Portugal, bem como pelos profissionais no contexto do registo clínico.

Para a análise do CPN V3.0 podem ser consultados os seguintes documentos:

Documento do CPN V3.0
Conteúdo do CPN V3.0 (Excel)
Documento do PNPAS de apoio ao CPN V3.0

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Catálogo Português de Nutrição V3.0 em consulta pública

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais