Está aberta a consulta pública ao documento que será a 3ª versão do Catálogo Português de Nutrição (CPN). O documento está acessível online, no website do Centro de Terminologias Clínicas, até ao dia 25 de dezembro de 2021.
O CPN é um Catálogo Semântico da Saúde do Centro de Terminologias Clínicas (CTC) que pretende estabelecer uma estrutura única e normalizada para o registo de termos na área da nutrição, em particular de termos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção nutricional, nas aplicações informáticas do Sistema de Saúde em Portugal. O CPN permite assim codificar as observações/achados, o diagnóstico, os procedimentos e intervenções realizadas ou a realizar no âmbito da prestação de cuidados nutricionais. O processo de codificação é importante para possibilitar a identificação de problemas nutricionais nos sistemas de informação em saúde e consequentemente para a sua caracterização e análise.
O CPN foi lançado pela primeira vez em 2016 e a primeira versão do catálogo foi desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela Ordem dos Nutricionistas, com contributos da Direção-Geral da Saúde (DGS). Atualmente o PNPAS é o Owner do Catálogo Português de Nutrição e desenvolveu a sua 3ª atualização (CPN V3.0).
Em paralelo ao CPN, o PNPAS desenvolveu um documento de apoio que tem como objetivo apresentar o racional que foi utilizado para o desenvolvimento da 3ª versão do CPN, enquadrar os termos que compõem este catálogo no modelo de prestação de cuidados nutricionais e seus domínios de informação e ainda fomentar boas práticas de implementação do CPN V3.0 pelos sistemas de informação do Sistema de Saúde em Portugal, bem como pelos profissionais no contexto do registo clínico.
Para a análise do CPN V3.0 podem ser consultados os seguintes documentos:
– Documento do CPN V3.0
– Conteúdo do CPN V3.0 (Excel)
– Documento do PNPAS de apoio ao CPN V3.0