Estou a ler:

Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) | Resultados da 5ª Ronda 2018-2020

Notícias

Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) | Resultados da 5ª Ronda 2018-2020

Foi hoje apresentado, pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, o Relatório Global da 5ª ronda do Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI), que caracteriza o estado nutricional de crianças dos 7 aos 9 anos de 33 países.

Foi hoje apresentado, pelo Escritório Regional da OMS Europa para a Prevenção e Controlo das Doenças Crónicas, o Relatório Global da 5ª ronda do Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI), que caracteriza o estado nutricional de crianças dos 7 aos 9 anos de 33 países, com dados recolhidos entre 2018 e 2020. O Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) é um sistema europeu de vigilância nutricional infantil que produz dados comparáveis entre países e que permite a monitorização da obesidade infantil a cada 2-3 anos, apresentando-se atualmente como o maior estudo europeu da OMS, com mais de 300 000 crianças participantes.

Os resultados deste relatório mostram que:

· Globalmente, 29% das crianças entre os 7 e os 9 anos vive com excesso de peso (incluindo obesidade).
· Existe uma maior prevalência de excesso de peso nos rapazes (31%), em relação às raparigas (28%).
· Continuam a existir grandes diferenças na prevalência de excesso de peso entre países, variando entre 6% no Tajiquistão e 43% no Chipre.
· Observou-se uma redução estatisticamente significativa de excesso de peso e de obesidade em 3 países: Malta, Itália e San Marino.

Os dados nacionais desta 5ª ronda já tinham sido divulgados e podem ser consultados aqui. De acordo com estes dados, referente a 2018/2019, é possível verificar a aparente tendência de redução da prevalência de excesso de peso. No entanto, Portugal continua a apresentar uma elevada prevalência de excesso de peso infantil, tendo a prevalência de excesso de peso (pré-obesidade + obesidade) sido de 29,7% e 11,9% eram crianças que viviam com obesidade infantil.

O relatório com os resultados globais, publicado hoje, pode ser consultado aqui.

Report on the fifth round of data collection, 2018–2020: WHO European Childhood Obesity Surveillance Initiative (‎COSI)‎
Relatório COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative) Portugal 2019