Estou a ler:

Código Europeu Contra o Cancro

Notícias

Código Europeu Contra o Cancro

Consulte o Código Europeu contra o Cancro.

codigo-cancro

Recentemente foi lançado o Código Europeu contra o Cancro onde a alimentação surge como fator importante na luta contra o cancro.

O Código Europeu Contra o Cancro é uma iniciativa da Comissão Europeia, para informar as pessoas sobre as atitudes que estas, bem como as suas famílias, podem adoptar para reduzir o risco de vir a ter cancro.

A quarta edição é composta por doze recomendações que as pessoas podem seguir, sem necessitarem de nenhuma informação ou competência especial.

Esta edição do Código é publicada no site, juntamente com Questões e Respostas que fornecem informações adicionais sobre cada recomendação, e aspetos relacionados com a prevenção do cancro. Estas explicam o risco de cancro associada a cada uma das recomendações e dão mais detalhes sobre a forma como as pessoas se podem proteger a si e às suas famílias. Os grupos de trabalho que prestaram suporte técnico abrangem profissionais de áreas como tabaco, atividade física, alimentação, radiação, ambiente, infeção, vacinação, entre outros.

De acordo com a evidência científica, as pessoas podem reduzir o risco de cancro se adoptarem comportamentos saudáveis de alimentação e atividade física.

Para ter uma alimentação saudável deve:

  • Optar por cereais integrais;
  • Consumir diariamente leguminosas, legumes e frutas;
  • Limitar o consumo de alimentos ricos em calorias (com teores elevados de açúcar e gordura) e evitar bebidas açucaradas;
  • Evitar carnes processadas, controlar o consumo de carnes vermelhas e de alimentos ricos em sal.

Para mais informações sobre os hábitos alimentares a adotar e reduzir o risco de cancro consulte o site do Código Europeu contra o Cancro.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Código Europeu Contra o Cancro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

  • 20 julho, 2022

    Recrutamento participantes | Estudo sobre a exposição das crianças e adolescentes ao marketing digital de alimentos e bebidas

    O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Europa e com o apoio do Instituto de Saúde Ambiental, está a fazer um estudo de enorme relevância em termos de saúde pública com o objetivo principal de avaliar a exposição ao marketing digital de alimentos e bebidas.

    Ler mais
  • 30 junho, 2022

    Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro em consulta pública

    Encontra-se, desde hoje, em consulta pública a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), que inclui objetivos e estratégias relacionadas com a área da alimentação e da nutrição, que foram construídos em estreita colaboração com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro contempla […]

    Ler mais
  • 22 junho, 2022

    Healthier Together – EU Non-communicable diseases initiative

    Vai ser hoje apresentada a "Healthier Together - EU Non-communicable diseases initiative" pela Comissão Europeia. Esta iniciativa abrange cinco áreas principais, entre as quais a área dos determinantes da saúde, onde se insere a área da alimentação e da nutrição, e identifica um conjunto de políticas eficazes e boas práticas que foram selecionadas pelos Estados-Membros e pelas diferentes partes interessadas envolvidas neste processo.

    Ler mais