Estou a ler:

Comer com segurança na praia

Notícias

Comer com segurança na praia

Conheça algumas regras simples que permitem usufruir dos alimentos disponíveis nesta época do ano, aproveitar para comer com menos "calorias, hidratar convenientemente e evitar os riscos de intoxicações alimentares. Saiba mais.

chapeu

Verão é tempo de praia e de férias. A praia é um local de diversão, de tempo para estar com a família e com os amigos e de partilha de refeições. Contudo, a temperatura elevada, característica desta época é uma condição que favorece o crescimento de microrganismos, podendo levar à deterioração do alimento e ao aumento do risco de intoxicações alimentares.

 Algumas regras simples permitem usufruir dos alimentos disponíveis nesta época do ano, aproveitar para comer com menos “calorias”, hidratar convenientemente e evitar os riscos de intoxicações alimentares, que podem ser particularmente graves, no caso de idosos, crianças ou pessoas doentes.

Sugestões alimentares para os dias de férias, passados no campo ou no mar:

 – Acondicione os alimentos mais perecíveis (queijo, fiambre, iogurtes, etc.) em geleiras, sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo ou placas frias para manter a temperatura;

– Transporte os alimentos em caixas fechadas;

– Coloque a geleira ou mala térmica à sombra, longe da exposição solar direta;

– Prefira alimentos que não se alterem com o calor (ex.: pão, frutos secos, fruta, conservas, hortícolas, etc.);

– Prepare os alimentos, de preferência, no próprio dia. Durante a preparação lave as mãos e utensílios. Por exemplo, facas utilizadas no corte de peixe ou carnes não devem ser utilizadas para cortar frutas ou hortícolas, para se evitar a contaminação cruzada;

– Se não conseguir uma geleira ou mala térmica evite levar para a praia molhos (maionese, natas), gelatina, produtos de pastelaria com cremes (creme de ovos, chantilly), marisco, quiches, empadas ou folhados.

– Fruta lavada e água são alimentos por excelência do Verão. Beba água ao longo do dia e proteja a saúde dos seus rins. No Verão e em particular nos dias mais quentes e com maior atividade física bebemos sempre menos água do que o necessário.

 Para mais informações e sugestões de refeições saudáveis para o Verão, consulte o manual da Associação Portuguesa de Nutricionistas aqui.

Imagem retirada de freyda
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Comer com segurança na praia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais