Estou a ler:

Como combater uma onda de calor através da alimentação

Notícias

Como combater uma onda de calor através da alimentação

No decorrer de uma onda de calor é necessário ter em conta alguns aspetos relativos à sua alimentação para que possa prevenir os efeitos do calor intenso durante vários dias seguidos. Saiba mais.

water

Quando há exposição ao calor intenso ao longo de vários dias consecutivos, o organismo pode ressentir-se, aumentando o número e tempo de duração de cãibras, podem ocorrer náuseas, vómitos, tonturas, alterações na respiração e no ritmo cardíaco. Em casos extremos podem ocorrer golpes de calor e esgotamentos pelo calor, situações que necessitam de cuidados médicos imediatos.

No decorrer de uma onda de calor, a temperatura ambiente aumenta e consequentemente aumenta também a perda de água pela transpiração, sendo esta a principal forma de arrefecimento do corpo. Nestas situações, a prioridade é manter-se bem hidratado e afastado das fontes de calor, sempre que possível.

Por conseguinte é necessário ter em conta alguns aspetos relativos à sua alimentação para que possa prevenir os efeitos do calor intenso durante vários dias seguidos.

  • Deve aumentar a ingestão de água ou infusões sem adição de açúcar ao longo do dia, mesmo que não sinta sede;
  • Escolha alimentos ricos em água como frutos e hortícolas, cozinhados ou em cru, e sopas;
  • Se preferir, pode aromatizar a sua água, de forma natural, adicionado um pedaço de fruta (limão, laranja, lima…), hortícolas (pepino…), especiarias (canela…) ou ervas aromáticas (hortelã…);
  • Quando viajar tenha uma garrafa de água perto de si;
  • As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com redução de sal, ou com restrição de líquidos, devem aconselhar-se com o seu médico, ou contactar a linha Saúde Pública: 808 211 311;
  • Devem evitar-se bebidas alcoólicas, com cafeína ou com teores elevados em açúcar, porque podem aumentar a desidratação;
  • Devem fazer-se refeições leves e mais frequentes e evitar refeições pesadas e muito condimentadas;
  • E, ter maior atenção com os recém-nascidos, crianças, idosos ou pessoas doentes, pois mais frequentemente podem não sentir ou manifestar sede, devendo oferecer-lhes água, insistir para que bebam mesmo sem sede e permanecer atento e vigilante.

Por fim, a cor da urina pode ser um marcador do nosso estado de hidratação. Esta deve ser, abundante, incolor e inodora.

Imagem retirada de criswatk
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Como combater uma onda de calor através da alimentação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 16 Outubro, 2023

    Novo Dashboard Consultas de Nutrição nos Cuidados de Saúde Primários

    Foi disponibilizado hoje, dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, um novo Dashboard - Perfil Nutrição, onde constam os dados de produção da Consulta de Nutrição realizadas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). Este dashboard encontra integrado na ferramenta Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários (BI-CSP).

    Ler mais
  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais