Estou a ler:

Como medir o peso das crianças em trabalhos científicos?

Notícias

Como medir o peso das crianças em trabalhos científicos?

Demos conta de um trabalho recente de avaliação do excesso de peso em crianças em Vila Nova de Gaia onde a Direção-Geral da Saúde participou e que pode encontrar aqui. A prevalência de excesso de peso encontrada neste estudo com 8974 crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, foi de 37,4 %. Valor superior ao habitualmente encontrado a nível nacional e mesmo nesta região em outras trabalhos anteriores. Saiba mais.

Obesidade-pré

Demos conta de um trabalho recente de avaliação do excesso de peso em crianças em Vila Nova de Gaia onde a Direção-Geral da Saúde participou e que pode encontrar aqui.

A prevalência de excesso de peso encontrada neste estudo com 8974 crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, foi de  37,4 %. Valor superior ao habitualmente encontrado a nível nacional e mesmo nesta região em outras trabalhos anteriores.

Será que a proporção de crianças com excesso de peso aumentou recentemente na região ou este método amostral (que recolhe informação de praticamente toda a população com esta idade na região) não deixa de fora as crianças com excesso de peso que habitualmente não participam nestas avaliações?

Isto porque tem sido reportado com frequência que as crianças que não são medidas nestes estudos  não têm  consentimento dos encarregados de educação para serem medidas (que é obrigatório recolher pelos investigadores antes de se medir), e são muitas vezes obesas fazendo com que a média registada pelo investigadores seja mais baixa do que é na realidade.

Uma importante questão metodológica para reflexão.

Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Como medir o peso das crianças em trabalhos científicos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais