Estou a ler:

Compare a quantidade de Sal nos Caldos para Cozinhar

Notícias

Compare a quantidade de Sal nos Caldos para Cozinhar

Os caldos para cozinhar são frequentemente utilizados na elaboração de diversos pratos por serem práticos, saborosos e fáceis de usar, contudo contêm habitualmente elevadas quantidades de sal. Saiba mais.

Minolta DSC

Os caldos para cozinhar são frequentemente utilizados na elaboração de diversos pratos por serem práticos, saborosos e fáceis de usar, contudo contêm habitualmente elevadas quantidades de sal.
Através da informação nutricional presente no produto, em vigor desde a nova lei da rotulagem é possível verificar estes mesmos valores.
Comparamos em baixo dois caldos para cozinhar, um de Legumes e um de Marisco, que têm valores de sal bastante elevados.
Por 100g de produto é possível verificar que têm valores acima das 50g de Sal, e por porção, mais de 1 g, ou seja, mais de 1/5 do valor máximo diário recomendado de 5g de sal/dia.

 rótulo caldo cozinha rotulo caldo cozinha 1

O consumo excessivo de sal aumenta o risco de aparecimento de certos tipos de cancro, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares ou sobrecarga renal.

Deste modo, se quiser pratos igualmente saborosos, mais saudáveis e com um teor substancialmente menor de sal use ervas aromáticas que são um excelente substituto do mesmo.
Consulte o nosso livro Ervas Aromáticas e dê asas à sua imaginação quando cozinhar.

Imagem retirada de J.Gabriel
Tópicos
Notícias

Acompanhe a discussão sobre: Compare a quantidade de Sal nos Caldos para Cozinhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

  • 27 Setembro, 2023

    Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde

    Foi publicado hoje pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde o Despacho n.º 9984/2023 que alarga a identificação sistemática do risco nutricional a todo os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável fica agora responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação deste Despacho, incluindo os modelos de aconselhamento breve nele previstos.

    Ler mais
  • 21 Setembro, 2023

    FABLE – Food and Beverages Labels Explorer

    O Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia lançou esta segunda-feira, durante a Conferência Final da Joint Action Best-ReMaP em Paris, a primeira versão da FABLE - Food and Beverages Labels Explorer. Esta ferramenta digital pretende facilitar o acesso a informação sobre a composição nutricional dos alimentos e outras informações presentes na rotulagem dos produtos alimentares.

    Ler mais
  • 16 Setembro, 2023

    Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no âmbito do PNPAS

    Irá abrir, no próximo dia 18 de setembro, um processo de candidatura a financiamento público a projetos no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em particular, que tenham como finalidade contribuir para a capacitação do staff dos refeitórios e bufetes escolares para a oferta de uma alimentação saudável, saborosa e apelativa para crianças e jovens, em pelo menos duas das cinco regiões de saúde.

    Ler mais